This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »60
Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG
Semente para o desenvolvimento
Uma pequena população, carente de recursos materiais, educacionais e sociais, ganha uma nova esperança, após viver um dia de igualdade, de inclusão, de solidariedade, respeito e muita alegria. A cidade é São Francisco de Sales, encontra-se distante das grandes ações sociais das metrópoles brasileiras e contabiliza pequenos repasses e arrecadação. A maioria dos 5.500 habitantes sobrevive com uma renda baixíssima e en-frenta problemas de convivência social, desemprego, aumen-to no número de crimes violentos e vazio cultural. Por tudo
isso, a ação social promovida pelo Sicoob Credicoopertril (Cooperativa de Crédito de São Francisco de Sales) teve um signifcado profundo e promissor. “A nossa esperança se alicerça no futuro de que a semente aqui lançada possa render frutos todos os anos, como uma atividade de tradição, envolven-do todos os segmentos da sociedade, na busca de soluções para a nossa qualidade de vida”, estima o presidente da Cooperativa, Adovair Moreira.
Na ação social promovida em parceria com a Cooperativa Rural do Triângulo (Cooper-tril), Prefeitura, Câmara Municipal, Polícias Civil e Militar, Consep (Conselho Municipal de Segurança Pública), Copasa e Conselho Tutelar, a população teve acesso gratuito à emissão de documentos, fotos 3 X 4, manicure, cortes de cabelo, atendimento à saúde, palestra e show sertanejo. Houve ainda a distribuição de cestas básicas, brinquedos, caixas de bombons, picolés, pipocas, café da ma-nhã, almoço para mais de 1000 pessoas. E o surgimento de uma nova consciência, sinalizando que a construção de uma cidade mais próspera, igualitária, pacífca e amorosa pode ser alicer-çada no esforço de cada um e na união de todos.
A alegria de ser útil
Quantas vezes as pessoas que se dedicam ao trabalho vo-luntário ouvem desestímulos como: “por que você não vai se divertir e cuidar da sua vida, ao invés de perder tempo, fazen-do sacrifícios em benefício dos outros, que muitas vezes nem agradecem?” Certamente, quem diz coisas assim não conhe-ce a satisfação experimentada pela equipe da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções de Vestuário de Dores do Indaiá (Coopcredi), no desenvolvimento do projeto “Cultive a alegria de ser útil”.
A ação, que teve como público-alvo os idosos do Dispensário dos Pobres de Dores do Indaiá, contou com a parceria do Projeto Ci-nema na Rua e do comércio local. Para sua execução, o grupo foi dividido em duas equipes. À primeira, composta por 12 pessoas, coube a missão de visitar o asilo, levando alegria e descontração aos internos, com atividades lúdicas, manicure, maquiagem e ca-belo, confecção de bijouterias e entrega de presentes.
Outros 46 voluntários se encarregaram da organização de uma grande feira cultural, com barracas de alimentação e bebidas,
recreação e apresentações artísticas, cuja renda foi revertida ao Dispensário. Na abertura do evento, uma grande carreata percorreu as ruas da cidade, divulgando a importância da co-operação. E a mensagem de que “os que vivem apenas para si mesmos nunca encontrarão a paz e a alegria, pois somos cha-mados por Deus para ser a benção na vida dos outros”. Bem-aventurados aqueles que já descobriram esse segredo.
This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »