This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »61
Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG
Lei de Newton, lei da vida
Nas aulas de Ciências, os alunos do Instituto mantido pela Co-operativa de Ensino e Cultura de Carmo do Rio Claro (CECC) aprendem a Lei da Ação e Reação. No Dia de Cooperar, os estu-dantes e toda a comunidade tiveram uma excelente oportuni-dade de perceber que a terceira Lei de Newton atua também nas relações humanas. Quem age com o bem, receberá o bem.
Quem age com o mal, receberá o mal. O universo é o eco de nossas ações e nossos pensamentos. Ou, como diziam nossos avós, “teremos sempre em dobro aquilo que desejarmos aos ou-tros”. Assim, ser feliz não é questão de destino. É de escolha. Essa lição fcou bem evidente no desenvolvimento do projeto “Cooperar, um ato de amor”. Por meio de ações sociais desen-
Juntos rumo ao futuro
Ensina um sábio mineiro que “embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fm”. Essa é a grande esperança para as cerca de 100 pessoas do Programa Minis-tério Criança Feliz, de Belo Horizonte. A história de cada uma delas traz as marcas do abandono, das ruas, da violência doméstica, do abuso sexual, da desestrutura familiar, do envolvimento com drogas, da miséria em todas as instâncias. No novo dia a dia, ao receber assistência em suas necessidades físicas, psicológicas, intelectuais, espirituais e sociais, elas têm a oportuni-dade de construir um futuro melhor, reintegrando-se à família e à sociedade de forma digna. O voluntariado é fundamental para o sucesso desse empre-endimento social.
E a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Militares, Polícia Civil e Secretaria do Estado da Educação (Sicoob Coopemg) fez a sua parte. O dia 17 de outubro certamente fcará marcado para aquelas crianças, surpreendidas com a visita dos voluntários, que compareceram ao Ministério unidos pelo sentimento de cooperação, levando alegria, respeito e uma grande vontade de fazer o bem ao próximo. As atividades de música, dança, pintura facial, ofcinas artesanais, distribuição de lanches e gulosei-mas contaram com algumas parcerias. Esta ação do Dia C contribuiu para o fortalecimento do espírito cooperativista, pelo senso de integração, de participação e pelo sentimento de que a cooperação e a ajuda mútua são fundamentais para gerar uma positiva transformação social.
volvidas com várias parcerias, a CECC conseguiu sensibilizar alunos e pessoas da comunidade so-bre a importância da responsabilidade social. No evento realizado em praça pública, Prefeitura e profssionais autônomos da área da saúde orien-taram a população sobre higiene bucal, aferiram a pressão arterial e fzeram teste de glicose. Pro-fssionais contábeis prestaram informações sobre abertura de microempresa, empresa individual, fnanciamento para a casa própria. E todos se en-gajaram em uma campanha de arrecadação de alimentos para o Centro de Formação São José. Essas foram as ações. As reações continuam sen-do colhidas por cada voluntário.
This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »