Page 58 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

58

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Intercooperação

Em Paracatu, a Cooperativa de Cré-dito Mútuo dos Comerciantes de Con-fecção (Crediparnor) e a Unimed No-roeste de Minas se uniram para uma ação inusitada: salvar uma co-irmã, uma outra Cooperativa que enfrenta-va sérias difculdades para sobreviver, a Coopercicla.

Fundada por catadores de papel, a Coopercicla não conseguia coletar o material reciclável necessário, uma vez que a maioria dos comerciantes

prefere vender o produto, e não doar. Até a fábrica de vassouras ecológicas da Cooperativa se encontrava desativada por falta de garrafas pet . Além disso, seus cooperados nunca haviam par-ticipado de um curso, e poucos sabiam o que era cooperativis-mo, justamente porque a entidade não se regularizou junto à Ocemg. A maioria dos catadores de Paracatu sustenta suas fa-mílias com salários que variam entre R$ 300 a R$ 600 reais, sendo que alguns moram em condições bastante precárias. A proposta de ajudar a Coopercicla ainda teria um “efeito colateral” bastante positivo. Paracatu tem sérios problemas em relação ao lixo. O aterro sanitário do município foi rebaixa-do a lixão, com a perda do ICMS ambiental. A cada verão, são registrados inúmeros casos de dengue e Leishmaniose. Ajudar os catadores signifcava retirar uma parte deste lixo do meio ambiente. Dois coelhos com uma cajadada só.

Mãos à obra, a primeira ação foi organizada na avenida Ole-gário Maciel, onde foi montada uma grande estrutura com

brinquedos, consultoria jurídica, distribuição de mudas, aferição de pressão, teste glicêmico e sorteio de mais de 100 brindes, incluindo uma bicicleta. Para participar das atividades, bastava doar duas gar-rafas pet , por pessoa. Também fo-ram arrecadados papelões, caixas de leite, latas de alumínio e outros materiais recicláveis.

Apagava-se o incêndio, mas era preciso ainda garantir o principal: a manutenção das atividades da Cooperativa de reciclagem. A solução veio com um café da manhã que reuniu autoridades, entidades, instituições e pessoas infuentes de Paracatu. Todos assinaram uma carta-compromisso, comprometendo-se a aju-dar a cooperativa em sua reestruturação e, consequentemen-te, ajudar a resolver o problema do lixo na cidade.

Tudo resolvido? Ainda não. A entidade ainda precisa regularizar sua situação junto ao Sistema OCB. Mas para que pudessem com-preender o processo e a organização onde estão inseridos, a im-portância e dignidade da reciclagem, a maneira correta e segura de manusear os materiais, foram oferecidos vários cursos aos 25 catadores no Dia C e a fábrica de vassouras foi reativada. Dada a relevância do trabalho realizado e sua importância social, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG adiantou que contribuirá com a viabilização do registro da Coopercicla, oferecendo as-sessoria jurídica e consultoria para os associados gratuitamen-te, assim que receber o contato da Cooperativa.

Alimento para o corpo e a alma

Cooperar é preciso, destaca a campanha de arrecadação de roupas e alimentos desenvolvida pela Cooperativa de Cré-dito de Campos Altos (Si-coob Crediagro), no Dia C. E as explicações para essa necessidade podem

ser encontradas em situações fantásticas. No olhar de gratidão de quem recebe o benefício, na satisfação íntima experimen-tada por quem faz o bem e sente que foi ele mesmo o maior benefciado. E até nos resultados da famosa experiência do cientista japonês Dr. Massaro Emoto, ao congelar e fotografar moléculas de água, provando que esse elemento é altamente infuenciado pela energia dos nossos pensamentos, sentimen-tos e palavras.

Segundo essa pes-quisa, a água subme-tida a vibrações de sentimentos negativos apresenta formas geo-métricas feias, disfor-mes, grosseiras e de-sagradáveis, enquanto as vibrações de amor, fé, alegria, gratidão e prece formam lindos cristais. Se nosso organismo é composto de 60 a 70% de água, isso signifca que podemos alimentar saúde ou doença, a partir dos nossos senti-mentos, pensamentos e ações. O desenvolvimento do espírito de solidariedade nos benefcia muito mais do que pensamos. É alimento e vestuário para a nossa alma. A campanha de cons-cientização da equipe do Sicoob Crediagro está mais que apro-priada. Sem dúvida, cooperar é preciso.

Page 58 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »