Page 57 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

57

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Regar a for faz forir o amor

Foi assim que os voluntários da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes do Centro-Oeste Mineiro (Sicoob Centro-Oeste) decidiram batizar um dos projetos de responsabilidade social que elaboraram para o Dia C. Cuidar do próximo é mesmo um ato de amor. E parece ainda mais signifcativo quando esses próximos são crianças carentes, que se alegram com pequenos gestos de carinho. Foi o que pôde ser experimentado na prática por cada um dos volun-tários da Cooperativa, que, na cidade de Itaúna, escolheram a Creche Casa Betânia e o Retiro Santa Helena para serem benefciados.

O que motivou as escolhas foi o exemplar trabalho que vem sendo desenvolvido por essas entidades. Elas não só cuidam das crianças e adolescentes, oferecendo assistência educacio-nal e nutricional, como também desenvolvem atividades com as famílias dessas crianças e moradores da comunidade. Por isso, a campanha de doação de alimentos veio em boa hora. Foram arrecadados mais de 400 quilos de ali-mentos, além de roupas e materiais de higiene e limpe-za. As doações em dinheiro somaram mais de 500 reais. O Retiro Santa Helena ganhou até o acesso gratuito à internet. Para os cooperados, a experiência se resumiu nas seguintes palavras: “uma proposta simples, criativa, participativa e que se destacou pelo sorriso no rosto de quem ainda tem esperança de poder contar com seu próximo para ser feliz”.

Mas o trabalho do Sicoob Centro-Oeste não se limitou à ci-dade de Itaúna. Em Formiga, a campanha do Dia C funcionou como um grande reforço na batalha contra as drogas. Na cida-de, o histórico é de aumento de casos, o que contribui também para o crescimento do número de furtos, famílias corrompidas,

gangs e bairros com alta criminalidade. Para enfraquecer o ini-migo, é preciso fortalecer as instituições que recuperam os de-pendentes. Foi exatamente isso que fez a Cooperativa. Organi-zou um mutirão para arrecadar alimentos, roupas e materiais de construção para as duas casas que acolhem dependentes químicos na cidade: Casa de Acolhimento Divina Misericórdia e Projeto Força para Viver. Elas foram criadas recentemente e a ajuda do Dia C foi um verdadeiro alento para a continuidade dos trabalhos.

O comércio formiguense, sensibilizado, contribuiu com uma boa quantidade de móveis, utensílios e material de constru-ção. Parte dos donativos foi encaminhada ao NA - Narcóticos Anônimos, também instalado há pouco tempo na cidade, ins-tituição Movimento Amor Exigente e Associação Mão Amiga, entidade que auxilia pessoas com câncer.

Quando se trata de drogas, já se sabe que é melhor prevenir que remediar. Atento a isso, o Sicoob Centro-Oeste convidou terapeutas ocupacionais para fazer uma palestra de informa-ção e conscientização de pais e flhos. Autoridades da Justiça e da Polícia também fzeram uma exposição da realidade em Formiga, chamando a atenção para as implicações criminais do uso de droga.

A campanha “Vida ....não é uma Droga” foi encerrada com chave de ouro com uma carreata e um grande evento na pra-ça central, com serviços gratuitos à população, apresentações circences, musicais, de capoeira e de dança, além de distri-buição de cartilhas de prevenção e combate às drogas. Não foi só um belo mutirão em Formiga, mas de formigas. Afnal, na natureza, elas são símbolo de trabalho em equipe e sempre se unem quando precisam levar uma carga muito grande.

Page 57 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »