Page 56 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

56

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Quando a união realmente faz a força

O que pode acontecer quando seis cooperativas se juntam para transformar a realidade de centenas de pessoas? Pois bem, um verdadeiro tsunami solidário aconteceu em Unaí, envolvendo a Cooperativa de Crédito de Unaí e Noroeste Mineiro (Sicoob Cre-diunaí), Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comer-ciantes de Confecção de Paracatu e Região Noroeste de Minas Gerais (Crediparnor), Cooperativa Agropecuária de Unaí (Capul), Cooperativa Agropecuária do Noroeste Mineiro (Coanor), Unimed Vale do Urucuia e Cooperativa Agrícola de Unaí (Coagril). Para um projeto desta envergadura, foi preciso o Parque de

Exposições da cidade, onde nada menos que 360 voluntários se apresentaram para trabalhar. As atividades foram divididas entre cinco ofcinas. A Capul fcou responsável pela assistência jurídica e contábil, distribuição de mudas e material ecológico de conscientização. A assistência social (emissão de carteiras de trabalho e identidade, cortes de cabelo, etc) fcou com a Crediunaí e a Coanor. O lado lúdico do evento era supervisio-nado pela Crediparnor, que montou vários brinquedos, ofcinas de arte e até uma mini lan house para as crianças.

As atividades relacionadas à cultura e à saúde, a cargo da Coagril, também tiveram espaços especiais com apresenta-ções de capoeira, rua do lazer, avaliação física e nutricional, demonstração de doenças causadas por fungos e atividades de desenvolvimento psicomotor. E como não podia deixar de ser, a Unimed caprichou no atendimento médico nas especialidades de Pediatria, Clínica Geral, Otorrinolaringologia, Ginecologia, Ortopedia e Cardiologia, além de exames gratuitos de glicose. Mais de 1.000 pessoas foram atendidas in loco , no Dia C. O mega-Dia de Cooperar em Unaí rendeu seis toneladas de alimentos, 2.500 peças de roupas, 500 pares de calçados e mais de 200 brinquedos. A grande quantidade de donativos foi suf-ciente para fazer a alegria da padaria comunitária São Geraldo, da Associação Mão Amiga (para crianças de 0 a 12 anos), da So-ciedade São Vicente de Paulo, do Centro Educacional do Menor, e do Abrigo Frei Anselmo. Com certeza, a força cooperativista que tomou conta de Unaí vai permanecer na memória de seus habitantes como o dia em que uma grande onda atravessou a ci-dade, deixando atrás de si uma cidade melhor e mais humana.

Do café para o leite

17 de outubro foi um dia diferente para os cafeicultores as-sociados à Cooperativa Minasul (Cooperativa dos Cafeiculto-res da Zona de Varginha). Acostumados a lidar com o café, desta vez o produto perdeu a vez em prioridade para o leite. Os cafeicultores conseguiram a doação de quase três mil litros de leite pelos colaboradores, cooperados, fornecedores, par-ceiros do comércio de Varginha, escolas e pessoas da comu-nidade. No total, 200 pessoas se envolveram no projeto. E ao contrário do que se possa imaginar num primeiro momento, o leite não era para o consumo infantil. Mas para pessoas que, assim como as crianças, necessitam do produto: pacientes em tratamento de câncer.

Em Varginha, o Centro de Oncologia presta assistência a pes-soas que não têm condições de arcar com os custos do trata-mento em hospitais particulares. Após as sessões de quimio-terapia e radioterapia, os pacientes recebem um lanche onde o leite não pode faltar. O lanche é distribuído por uma outra

instituição benefcente, a Vida Viva. Ele é servido inclusive aos acompanhantes de outras cidades.

O leite fornecido será sufciente para o consumo por quatro meses. Simbolicamente, o nome do leite deu nome ao projeto: Longa Vida. É o desejo de todos os que colaboraram para que os pacientes possam vencer sua batalha, lembrando do gesto de solidariedade por muitos e muitos anos.

Page 56 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »