This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »52
Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG
Cuidando de nossa Melhor Idade
Com a redução da taxa de natali-dade e o aumento da expectativa de vida, desde os anos 60, nossa terceira idade cresce em um ritmo bem mais acelerado que a população jovem. Estima-se que, em meados do sécu-lo, a população brasileira com mais de 60 anos será maior que a de crian-ças e adolescentes até 14 anos. Pro-jeções mais pessimistas alertam que
o problema do menino de rua dará lugar ao do idoso aban-donado. No Brasil, ao contrário da valorização que recebem no oriente, muitos idosos são esquecidos por seus familia-res, enfrentando difculdades fnanceiras. Nesses cenários de descaso, despreparo e carência de políticas governamentais, a solidariedade torna-se uma ferramenta fundamental para promover esperança, resgatando a dignidade e a vontade de viver.
A Unimed João Monlevade fez a sua parte. A Campanha de Arrecadação de Fraldas Geriátricas desenvolvida pela Cooperativa arrecadou mais de 1.100 pacotes do produto, repassados a 151 idosos dos asilos de sua área de ação. Para dinamizar a campanha, a Unimed promoveu uma gincana entre as equi-pes de Responsabilidade Social, ofere-cendo um dia de folga aos integrantes daquela que conseguisse a maior arrecadação. Mas o principal estímulo dos voluntários foi mesmo a satisfação de poder con-tribuir para essa causa tão importante. Isso fcou mais eviden-te durante a visita a seis abrigos e asilos, onde os colaborado-res levaram alegria e esperança para os idosos, marcados pelo abandono. E receberam a gratidão daqueles que tanto contri-buíram com sua força de trabalho e que têm tanto a ensinar com sua experiência de vida.
Fazendo acontecer
Assim como em outras cooperativas, o Dia C na Coopará - Co-operativa Mista Regional Agroindustrial dos Produtores Rurais de Pará de Minas - começou exatamente como um sonho. O sonho de fazer o bem, de ajudar, de proporcionar alegria e es-perança às crianças de baixa renda de Pará de Minas. Como era a primeira ação, a primeira experiência, esse uni-verso teve de ser delimitado. Foram benefciadas as 70 crianças assistidas pela Fraternidade Espírita Antônio de Pádua, que vivem em um bairro da pe-riferia e enfrentam grandes desafos no dia a dia. No Dia de Cooperar com os Baixinhos, eles se divertiram pra valer nas dinâmicas, brincadeiras, ganharam lanche, aprenderam mais sobre os bons hábitos e a importância de uma boa higiene bucal. Após uma aulinha sobre preservação ambiental, cada um levou para casa uma muda de árvore fru-tífera. Para a coordenadora da ação, Bruna Barbo-sa, o saldo não podia ser melhor. Quase 70% dos colaboradores da Coopará participaram com doa-ções e 30 voluntários atuaram no dia da atividade, atendendo às 70 crianças com muito carinho. “Sa-bemos que nossa ação foi muito pequena diante do tanto que essas crianças e milhões de outras necessitam, mas sabemos que, nesse dia, nós fze-
mos a diferença para elas, e elas para nós”, destaca.
Com um enorme sorriso no rosto, uma das integrantes da equipe destaca que “ser voluntário é doar o que temos de me-lhor. É realizar o sonho dos outros no nosso próprio sonho: o sonho de construir um mundo bem melhor”.
This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »