Page 51 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

51

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Cooperativas agitam Nova York

Nenhum de nós é melhor que nós todos juntos

Não, eles não tiveram que atra-vessar o oceano para fazer o bem. Os funcionários e associados da Co-operativa dos Produtores Artesanais do Setor de Alimentação de Belo Ho-rizonte (Nutricoop), da Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coo-pen BH) e da Cooperativa dos Pro-dutores de Cogumelos (Minasfungi do Brasil) decidiram ir para a Praça Nova York, na capital mineira, onde deram uma verdadeira aula sobre as questões ambientais e de saúde. O envolvimento dos jovens estu-

dantes da Coopen foi surpreendente. Eles mesmos fabricaram e distribuíram sabões feitos com óleo de cozinha coletado na comunidade, confeccionaram árvores de papel reciclado, sim-bolizando a necessidade de preservação das matas, e distribuí-ram 400 sementes de ipê roxo e amarelo, doadas pela Cemig. O ponto alto fcou por conta da passeata que chamou a aten-ção para a preservação ambiental, simbolizada pela recupera-ção do Rio das Velhas. O rio, principal afuente do São Francisco, ainda recebe o esgoto de grande parte da região metropolitana de Belo Horizonte. Em vários pontos, não existem mais peixes e a água tornou-se imprópria para quase todos os usos. Pelo cami-nho, alunos e pais carregavam peixes feitos com caixas de litro de leite, representando as espécies extintas do rio.

Na praça Nova York, no Sion, onde os caminhantes foram re-cebidos com aplausos e foguetes, todas as árvores foram iden-

Para os colaboradores, dirigentes e associados da Unimed Vale do Aço, essa mensagem é muito mais que uma bela teoria. Signifca ação. Realização. Cons-ciência do poder que cada um tem quan-do se une em equipe com o propósito de transformar o mundo. Na campanha do Dia C, os voluntários mobilizados pela Cooperativa de Trabalho Médico conse-guiram revolucionar o universo das crian-ças da Creche Pequeno Lar, em Coronel Fabriciano.

O primeiro passo da ação foi um diagnós-tico das necessidades da instituição, que atende a 60 crianças carentes de um a três anos, recebendo ajuda da Prefeitura. Pare-des descascadas, mofadas, goteiras, infl-trações e vazamentos de água nos períodos

de chuva, roupas de cama e colchões muito velhos. Esse era o cenário da creche. Sensibilizada com essa situação, toda a Cooperativa se mobilizou para fazer do Pequeno Lar um espaço mais agradável e propício ao aconchego das crianças. O trabalho começou pelo conserto do te-lhado, pintura das salas, doação de col-chões e roupas de cama para o berçário. No Dia C, os voluntários se reuniram para a decoração do ambiente. Todos vestiam uma camisa com a mensagem represen-tativa do projeto, reforçando a ideia de que a soma de esforços produz resulta-dos surpreendentes. No novo ambiente, o trabalho desenvolvido pela creche deu um salto de qualidade. O da equipe da Unimed também.

tifcadas. No Dia C, os estudantes deixaram mais limpo o ambiente, recolhendo pilhas, garrafas pet e óleo, e se esmeraram em tirar as melhores fotos da natureza, para o concurso entre alunos e coope-rados.

A boa ação social fcou por conta da adoção, pela Coopen, de três crianças do Aglomerado Acaba Mundo, que terão os estudos ga-rantidos até o término do Ensino Fundamental.

O projeto conseguiu aglutinar inúmeros apoiadores e patrocinadores, entre eles, o Projeto Manuelzão – voltado para a preservação do Rio das Velhas, Co-pasa, Cemig, prefeitura de Belo Horizonte, e muitos outros. Na agitação da Nova York, ainda teve espaço para adoção de ani-mais abandonados, degustação de produtos artesanais, orien-tações e dicas com profssionais de saúde. Um stand foi mon-tado com produtos alimentícios fornecidos pelos cooperados e parceiros, que foram distribuídos entre a população.

O Dia C foi avaliado pela equipe da Nutricoop como gratif-cante e de grande valia porque, segundo eles, “houve troca de informações e conhecimento, ganho de experiência e cons-trução de novas amizades”. Os funcionários declararam ainda a necessidade de promover e fortalecer o cooperativismo no Estado. O Dia C rendeu frutos. A Cooperativa ganhou três novos associados neste dia.

Page 51 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »