Page 42 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

42

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Todos somos um

Educar é construir um mundo melhor

Além das guerras e desigualdades sociais, numa visão mais ampla, podemos constatar que “as coisas que nos unem supe-ram todas aquelas que nos separam”. Compartilhamos o mes-mo planeta, a mesma terra, o mesmo céu, as mesmas esperan-ças e visões. E o mesmo ideal de solidariedade cooperativista. Para disseminar ainda mais essa ideia de integração, quatro cooperativas de Araxá se uniram na realização de um grande evento socioeducativo, com o objetivo de proporcionar quali-dade de vida à população e estimular as pessoas a desenvolver a cooperação, com solidariedade e responsabilidade social. O resultado da união da Cooperativa de Crédito da Região de Araxá (Sicoob Crediara), Cooperativa Agropecuária de Araxá (Ca-pal), Cooperativa Integral de Desenvolvimento do Planalto de Araxá (Coind) e Cooperativa de Profssionais com Formação Téc-nica ou Superior (Cooperar) foi uma grande ação global, realizada em parceria com o Sesc, Uniaraxá, Copasa, Prefeitura Municipal e Fundação Calmon Barreto, onde aconteceu o evento. Cerca de 800 pessoas participaram das atividades culturais e esportivas, palestras e atividades educativas, rua do lazer, ofcinas de reci-clagem de papel, com direito a brincadeiras e guloseimas. Houve também prestação de serviços, como dicas para uma correta es-covação de dentes, exames de glicose e pressão arterial, orienta-ção nutricional, dentre outros cuidados com a saúde.

Durante o evento, foram arrecadados alimentos e brinquedos destinados à Creche da Tia Bá, que atende mais de 100 crianças entre 6 e 16 anos. Outras campanhas de arrecadação de brin-quedos e roupas foram desenvolvidas em benefício da Casa Lar de Perdizes, Creche São Vicente de Paula e Apae de Santa Julia-

O cooperativismo tem nesse princípio a base para uma socie-dade melhor. O dever começa em casa, com a formação e a educa-ção dos cooperados, representan-tes eleitos e funcionários. Mas o melhor é quando esses cooperados conseguem repassar os conheci-mentos adquiridos sobre a impor-tância de saber compartilhar. Este objetivo foi atingido em Montes Claros e nas cidades da

região onde atua a Cooperativa de Crédito do Norte de Minas (Credinor). As ações benefciaram 720 alunos de 1 a a 5 a sé-rie de Montes Claros, Salinas, Bocaiúva, São João do Paraíso, Francisco Sá, Varzelândia e Augusto de Lima. Além de receber ensinamentos sobre o cooperativismo, as crianças fcaram co-nhecendo um produto específco: a Poupança Cooperada.

na. A entrega dos donativos foi marcada por confraternizações. Além disso, duas atividades paralelas fzeram parte do Dia de Cooperar emAraxá: o dia de campo “Manejo de Pastagem”, rea-lizado na fazenda de um associado, e o plantio de mudas nativas em duas nascentes do Bairro João Bosco Teixeira.

Desse importante exercício de cidadania, intercooperação e mobilização de diversos setores da sociedade, fcou a lição de que o potencial da humanidade é infnito e todo ser tem uma contribuição a fazer por um mundo mais grandioso. “Estamos juntos. Todos somos um”. Entusiasmados com os resultados do Dia de Cooperar, diretores e colaboradores das cooperativas araxaenses já planejam um evento muito maior no próximo ano, envolvendo mais voluntários, mais parceiros, mais aten-dimentos, mais demonstrações de que o cooperativismo é re-almente o melhor caminho.

Após receber um farto ma-terial informativo, cada uma escreveu uma redação sobre o assunto, verdadeiras jóias que traduzem o jeito infantil, sim-ples e inocente de entender o bem. Como nestes trechos da redação de Marcos Vinícius, do sexto ano da Escola Municipal Prof a Laura Martins:

“A poupança existe para nos ajudar a controlar nossos gastos e adquirir bens superiores aos nossos salários e, até mesmo, para garantir nosso futuro, como estudos, cursos etc. Mas antes de tudo devemos principalmente agradecer a Deus, e depois a nossa família e amigos, pois, por mais que se econo-mize, nunca conseguirá um valor tão alto quanto o amor que eles nos oferecem.”

Page 42 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »