Page 41 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

41

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Solidariedade contagia familiares

Quando uma das funcionárias do Sicoob Credi-com - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Demais Profssionais da Área da Saúde de Belo Horizonte e Cidades Pólo de Minas Gerais - contou à sogra sobre os preparativos para o Dia C, ela decidiu fazer uma campanha parale-la de arrecadação de donativos entre os morado-res do condomínio onde mora. Além dela, outros quinze familiares dos colaboradores se apresenta-ram como voluntários. O Dia de Cooperar ganhou assim uma proporção ainda maior, mostrando que fazer o bem é contagiante. A Cooperativa montou um grande esquema de arrecadação de doações e recursos para distribuir em abrigos para crianças, adolescentes e idosos. A outra preocupação foi a de levar a essas pessoas alegria e atenção.

A primeira instituição escolhida foi o Abrigo Infantil e Juvenil Lar Esperança Francisca Paula de Jesus, no bairro Bom Jesus. Foram distribuídos alimentos, roupas, brinquedos, fraldas des-cartáveis, absorventes, produtos de limpeza e de higiene. No dia 17, foi realizada uma tarde de brincadeiras, com a partici-pação dos funcionários e familiares, com direito a animadores, palhaços, lanche e até um presentinho para as 25 crianças do abrigo e da vizinhança que estavam presentes.

Com a ajuda dos cooperados de João Monlevade, outras 10 crian-ças abrigadas na Fundação Crês-Ser, em Belo Horizonte, também tiveram um dia inesquecível de brincadeiras com o grupo de ani-mação SOS Sorriso. Cada aluno ganhou um brinquedo, mas o me-lhor presente foi um padrinho entre os funcionários da Credicom. Em Itabira, as instituições benefciadas foram a APAE, que rece-beu os móveis descartados com a reforma do Pac local, e a Creche

Bom Pastor, que ganhou muitos donativos. A Credicom também colaborou com a campanha de doação de sangue do Hemominas de Belo Horizonte, enviando para lá vários voluntários.

Mas em se tratando de ação voluntária, duas das mais gratifcan-tes foram o encontro com os idosos da Casa de Repouso Solalício Tio Questor, em Timóteo, envolvendo ainda os PACs de Ipatinga e Coronel Fabriciano e da Casa de Repouso Feliz São Francisco, em Belo Horizonte. Na primeira, além de donativos, os funcionários levaram uma manicure, cabeleireira e duas voluntárias fantasia-das de bonecas, fazendo com que todos se sentissem mais jovens e felizes. Na segunda, a surpresa fcou por conta do grupo Anjos da Dança (ANDA), que puseram 29 idosas para dançar em ritmo de forró, tango, dança de salão e até salsa, todos resumidos em um só passo: dois pra cá, dois pra lá. Cada senhora recebeu no fnal um vaso de fores. Mas a melhor recompensa foi a dos volun-tários, que afrmaram ter sido “uma lição de vida”.

Doe sangue, doe vida!

Muitos bens materiais são perecíveis, mas o bem que faze-mos ao próximo enriquece a alma eternamente. O trabalho voluntário ensina que, quando investimos na felicidade dos outros, sem saber estamos investindo na nossa própria felici-dade. Partindo do princípio de que devemos sempre acreditar na vida e no poder de se cultivar o otimismo, a generosidade e

a preocupação com o semelhante, a Cooperativa de Comunica-ção e Apoio Social dos Condutores Autônomos da Grande Belo Horizonte (Coopercasca) e seus parceiros destinaram os dias 5 a 17 de outubro para conscientizar, incentivar e doar sangue, numa verdadeira doação de vida e esperança.

Nesse sincero ato de solidariedade, foram envolvidos, direta e indiretamente, 48 funcionários, 306 cooperados, 328 auxi-liares e mais de 2.000 familiares. Graças aos vários canais de comunicação utilizados, estima-se que mais de 60 mil pessoas foram alcançadas na campanha de conscientização da impor-tância da doação de sangue. As doações foram feitas na sede social da Coopercasca - Ligue Táxi BH - e no Hemoservice Servi-ços de Hemoterapia. A Copercasca sabe que não importa quão grande é o ato solidário, o importante é que este venha da benevolência, alegria e boa vontade do coração dos homens. Afnal, “é a intenção, e não a doação, que faz o doador”.

Page 41 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »