This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »40
Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG
“Ajudar tá no sangue”
Na corrente do bem, uma boa ação gera alegria. Alegria gera mais alegria. Assim, vai sendo construída uma cadeia de fe-licidade, alicerçada na profunda paz interior vivenciada por quem busca escrever todos os dias uma página de amor no livro da vida. Um desafo que a princípio exige vontade, vigilância, disciplina, até se tornar tão natural como o ato de respirar. O projeto do Dia C representou uma oportunidade de treina-mento intensivo para todos os colabores da matriz e dos seis postos de atendimento da Cooperativa de Crédito do Pontal do Triângulo (Sicoob Credipontal). E ninguém fugiu da raia. Com garra e entusiasmo, todos abraçaram o desafo de unir esforços para ajudar as escolas e entidades benefcentes de Itui-taba, Canápolis, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Monte Alegre e Santa Vitória, na Campanha “Coopere com a vida, faça uma do-ação”. Além de buscar doações, as ações visavam despertar na sociedade a importância da cooperação e da ajuda ao próximo. Assim, por meio de diversas parcerias e a mobilização das co-munidades, foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos, dezenas de roupas e brinquedos, repassados à Creche Maria de Nazaré, Casa das Crianças, Associação Voluntária de Combate ao Câncer de Ituiutaba, AVCCI (Associação Voluntária de Comba-te ao Câncer de Ituiutaba), APAE, Sanatório José Dias Machado, Casa dos Velhos, Comunidade Terapêutica Um Novo Caminho, Lar do Idoso Frederico Ozanan e Lar do Idoso Dionísio de Souza Santos. A equipe do PAC de Canápolis arrecadou cerca de 320 reais para ajudar na construção da Casa da Sopa.
As maiores arrecadações foram feitas na matriz, cujos co-laboradores foram divididos em duas equipes, para que todos participassem de forma efetiva. A partir daí, iniciou-se um tra-balho de competição sadia, onde se sagraria campeã a equipe
que conseguisse o maior número de doações em alimentos, roupas, brinquedos e de voluntários para transfusões de san-gue. Venceu a decisão de, no último dia da campanha, se ajun-tar todas as arrecadações e declarar todos campeões, unidos no mesmo objetivo de ajudar o próximo. A matriz doou três computadores seminovos e lanche para escolas municipais. Em Ipiaçu, as ações de sensibilização desenvolvidas diaria-mente resultaram no cadastro de 48 voluntários para a doação de medula óssea, gesto de extrema importância, que pode re-presentar a continuidade da vida para pacientes com aplasia de medula e leucemias. Dia 17 de outubro foi a primeira vez que a equipe do Hemominas de Ituitaba se deslocou até Ipiaçu para realizar esse cadastro. Também pela primeira vez, o município de Monte Alegre recebeu a visita de uma unidade do Hemomi-nas, para recolher o resultado de ações voluntárias de doações de sangue, estimuladas pela Cooperativa, em parceria com a Se-cretaria de Saúde e o Hemocentro de Uberlândia. Cento e dez doadores aderiram à campanha. Como os outros doadores e parti-cipantes, ganharam a certeza de que ajudar faz bem ao coração. A solidariedade é a expressão maior do grande amor fraternal.
Pequenas ações na construção de um novo tempo
Vivemos um momento de transição. É o que pregam os anjos, flósofos, cientistas quânticos, espiritualistas, astrólogos, videntes, esoté-ricos, seres de várias profs-sões, religiões e dimensões. Mas para que possamos co-lher frutos melhores e con-viver em um ambiente social mais harmonioso, precisamos nos mobilizar para promover uma transformação cultural.
A construção da nova era se dá de dentro para fora, a partir do coração. Daí a importância fundamental da solidariedade,
na edifcação de um mundo me-lhor, mais fraterno e cooperativo. É o que faz a Fraternidade Cami-lo Chaves, ao preparar a sopa e o almoço solidários e distribuir este alimento aos moradores de rua de Belo Horizonte. No Dia C, o Sicoob Central Crediminas ingressou nes-sa campanha. Com apoio da As-cred, Vivamed e Minaseg, foram arrecadados aproximadamente 400 quilos de alimentos. A expec-tativa é que eles ajudem a saciar, não só as necessidades do corpo mas, sobretudo, a fome de justiça social, de solidarie-dade, de amor.
This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »