This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »104 Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2009
O interesse pela sociedade e a preocupação com o meio ambiente é uma atitude recorrente nas co-operativas mineiras. Para isso, elas desenvolvem projetos que contemplam esses e outros segmentos sempre tendo em vista o bem comum. O resultado, além da satisfação de necessidades locais, é a con-firmação do papel dessas entidades como agentes transformadores.
A Calu (Cooperativa Agropecuária de Uberlân-dia) reforça esse papel ao investir em atividades artísticas na rede de educação pública da cidade. Em 2006, a cooperativa lançou o “Calu Contando História”, realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Cultura e a Superinten-dência Regional de Ensino. O projeto tem o obje-tivo de levar a história e a cultura de Uberlândia e região para as escolas da rede municipal, o que gera uma forma de lazer e aprendizagem e desen-volve as potencialidades artísticas dos alunos.
O “Calu Contando História” surgiu da necessidade de se reforçar a cultura e história locais, de modo que a sociedade valorize seu passado e entenda o contexto sociocultural em que está envolvida. Os alunos fazem um trabalho de pesquisa, participam de oficinas de teatro e apresentam o trabalho de-senvolvido para toda comunidade. Desde o lan-çamento, mais de 40 mil crianças de 6 a 14 anos participaram do projeto, e o envolvimento das es-colas é maior a cada ano.
“A idéia é transformar o projeto em um festival de teatro na cidade, incentivando a cultura, a arte e a pesquisa nas escolas da rede pública de ensino”, afirma Eduardo Dessimoni Teixeira, presidente da Calu. Segundo ele, algumas escolas que partici-param do projeto já criaram seu próprio grupo de teatro e aproveitaram o incentivo recebido para estudar ainda mais artes cênicas. “Isso vem ao en-contro das nossas expectativas, pois um dos gran-des objetivos é incentivar os alunos a terem gosto por essa prática e dar continuidade ao trabalho dentro da escola”, completa.
Já a Consul (Cooperativa de Consumo dos Empre-gados da Usiminas), localizada em Ipatinga, tem a preservação ambiental imbuída em sua filosofia. Desde 2001, mantém parceria com o Centro de
Cooperativismo atuante, engajado e reconhecido
Biodiversidade da Usipa (CEBUS), da Associação Esportiva e Recreativa Usipa, para que frutas, verdu-ras, legumes e carnes impróprias para o consumo humano sejam usados diariamente na alimentação dos animais do zoológico da entidade, que abriga, inclusive, espécies ameaçadas de extinção.
Duas questões importantes foram resolvidas por meio da parceria: a cooperativa não mais se pre-ocuparia com o destino dos resíduos orgânicos provenientes de suas três lojas, e a Usipa não pre-cisaria procurar doação de “restos” orgânicos em sacolões e nem comprar a carne para o sustento de seus 617 animais, de 63 espécies. O meio am-biente também foi favorecido com o projeto, já que os resíduos, antes depositados em aterros sanitá-rios, agora contribuem para a sustentabilidade do zoológico.
“Com a ajuda da Consul, a Usipa mantém seu zoológico preservado, visando à perpetuação de espécies animais, à pesquisa e, sobretudo, à edu-cação ambiental”, afirma o presidente da coope-rativa, Matusalém Dias Sampaio, explicando que o incentivo à educação ambiental, por meio do Pro-jeto Xerimbabo (inaugurado no CEBUS em 1984), é outra estratégia da Consul. “Além disso, devemos levar às escolas o valor da educação e preservação do meio ambiente, bem como do reaproveitamen-to de resíduos orgânicos”, confirma.
A importância e validade dessas iniciativas foram reconhecidas pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), que conferiu o Prêmio Coopera-tiva do Ano às duas entidades. A Calu foi premiada com o projeto “Calu Contando História” no Ramo Agropecuário — categoria Responsabilidade So-cial, e a Consul, por meio da “Parceria na susten-tabilidade do Zoológico da Usipa”, foi agraciada no Ramo Consumo — categoria Meio Ambiente. O prêmio reafirma o potencial das cooperativas em, efetivamente, atuar para o benefício da socie-dade, contribuir para a preservação do planeta e promover o desenvolvimento de pessoas, institui-ções e comunidades.
This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »