This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »103 Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2009
técnicas
O Sistema Ocemg/Sescoop-MG lançou, em maio de 2009, o Guia Técnico do Queijo Mi-nas Artesanal. A publicação é fruto do Progra-ma “Queijo Minas Artesanal”, realizado há nove anos pelo Sistema, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abasteci-mento, Emater e IMA.
O presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato, destacou a relevância da inicia-tiva: “O Guia foi produzido com o objetivo de ofe-recer segurança alimentar a partir de orientações técnicas de fabricação em unidades produtoras do Queijo Minas Artesanal em benefício do produtor e também do consumidor”.
A publicação oferece, entre outras informações, um passo-a-passo sobre a produção do queijo ar-tesanal com dicas relacionadas à higiene pessoal e do leite, processo de produção, qualidade da água, controle interno de pragas e tratamento de resíduos/efluentes.
Representantes de cooperativas, entidades gover-namentais, produtores e técnicos regionais esti-veram presentes à cerimônia de lançamento, que aconteceu na casa do Cooperativismo Mineiro. “Este lançamento representa um avanço para o Queijo Minas Artesanal e só foi possível a partir da parceria de diversas entidades e do segmento cooperativista, modelo que considero transforma-dor e necessário ao mundo”, disse o presidente da Emater, José Silva.
O presidente da Faemg e do Sebrae/MG, Rober-to Simões, demonstrou grande expectativa quanto ao produto: “Hoje damos um passo importante em relação ao processo de visibilidade e comercializa-ção do Queijo Minas Artesanal”.
Segundo o superintendente de Segurança Alimen-tar e Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Lucas Scarascia, atualmente existem nove mil produtores do Queijo Minas Artesanal comple-tamente adequados à lei estadual 14185/02, que permite a comercialização do queijo à base do lei-te cru. Destes, 3.800 são atendidos pelo programa Queijo Minas Artesanal, num total de 103 queija-rias monitoradas.
Produtores são beneficiados com
Guia Técnico do Queijo Minas Artesanal
Histórico
O queijo artesanal mineiro vem sobrevivendo às pressões da modernização dos processos de pro-dução, não só pelo apego às tradições, como tam-bém pelo isolamento das propriedades espalhadas pelas colinas e vales das micro regiões produtoras. Esse contexto contribui para a preservação dos pro-dutos com características de produção estruturadas na mão-de-obra familiar e fabricação em pequena escala, além de ser reconhecidamente de grande valor cultural e econômico.
De acordo com o produtor Luciano Carvalho, da cidade de Medeiros (Região da Serra da Canastra), o lançamento da cartilha é exemplar e consolida a importância da atividade no campo. “Trata-se de um reconhecimento daquilo que fazemos. Preser-vamos a história do Queijo Minas Artesanal, com técnicas e manuseios que primam pela qualidade e modernidade”, disse. Ele citou ainda a boa acei-tação que seu produto obteve em feiras realizadas em Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Itália. “O cumprimento das técnicas e orientações represen-tam um acréscimo de até 30% do valor do Queijo Minas Artesanal”, concluiu.
Cada região tem suas peculiaridades relacionadas ao modo de fazer, o que dá ao queijo artesanal uma identidade própria, conforme o local de sua fabricação. O uso da cartilha, portanto, contribui para a melhoria da qualidade e produtividade de todas as queijarias das regiões tradicionalmente produtoras, conferindo potencial ao mercado do queijo mineiro.
This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »