This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »105
Crédito à responsabilidade social
Aliado ao fator econômico, as cooperativas de cré-dito se preocupam com o social. Para comprovar tal afirmação, basta observar as ações culturais, esportivas e educativas promovidas por essas coo-perativas ao longo de 2008 e no primeiro semestre de 2009. Elas investem no 7º princípio cooperati-vista: o interesse pela comunidade.
A Ascicred (Cooperativa de Economia e Crédito Mú-tuo dos Comerciantes de Confecções de Pará de Mi-nas) é uma delas. Em 2008, a cooperativa lançou o projeto “A idéia é Reciclar”, uma iniciativa que en-volveu mais de 17 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Pará de Minas. O objetivo era fazê-los sugerir propostas sobre reciclagem e co-leta seletiva que pudessem ajudar a preservar o meio ambiente. Após uma seleção nas próprias escolas, as melhores idéias foram avaliadas por uma comissão julgadora e as mais criativas foram premiadas. Com o projeto, foi possível favorecer a aproximação entre a cooperativa e a comunidade, além do fortalecimen-to da marca Ascicred.
Já o Sicoob Credimepi investe em campanhas de mobilização nas cidades onde operam suas agên-cias para beneficiar as populações carentes e en-tidades como creches e asilos. Os cooperados de Barão de Cocais doaram às crianças do Núcleo Infantil Recanto Feliz (Sobem), em dezembro de 2008, materiais escolares, brinquedos e alimentos não-perecíveis. Em Bela Vista, a Sociedade São Vi-cente de Paulo (SSVP) recebeu agasalhos, coberto-res e calçados. E os cooperados de João Monleva-de arrecadaram materiais escolares para crianças carentes da cidade.
A Coopercred (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes dos Comerciantes de Con-fecções de Pirapora) incentiva a prática do esporte ao apoiar atletas da comunidade por meio do “Projeto Cooper Ativa”. Além de patrocinar o Grupo de Ca-poeira Brasil Senegal e o Pirapora Futebol Clube, time da cidade que, em 2008, participou da 2ª divisão do Campeonato Mineiro, a cooperativa também investe nos esportistas Hudson Peixoto, que já alcançou os tí-tulos de campeão mineiro, brasileiro e sul-americano de bicicross e participou dos jogos Pan-Americanos — Rio 2007, Jucemar Chagas, atleta para-olímpico de Mountain Bike, e César Augusto, atleta de Motocross.
E promover a inclusão digital é um dos objetivos da CredPit (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes dos Comerciantes de Confecções de Pitangui). A cooperativa viabiliza o ensino de in-formática aos cooperados e seus filhos e, em quatro anos de projeto, já capacitou mais de 1000 pessoas. Os alunos da Escola Estadual Monsenhor Arthur de Oliveira também são beneficiados com a iniciativa, já que a CredPit patrocina um professor de informá-tica para os estudantes. Outra iniciativa oferecida pela cooperativa é um crédito especial, com longos prazos e menores taxas que as praticadas pelo mer-cado, para a aquisição de computadores.
Todas essas iniciativas comprovam que a responsabi-lidade social, um conceito muito difundido, envolve um número sempre maior de cooperativas mineiras. Com isso, fica reforçado o interesse dessas entidades em participar do desenvolvimento de pessoas, institui-ções e comunidades. O envolvimento com o social é inerente à doutrina cooperativista.
This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »