This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »86 Anuário do Cooperativismo Mineiro . Maiores Cooperativas de Minas Gerais . Ano 2008
O Sistema S se mantém com contribuições percentuais incidentes sobre a folha de pagamen-to de empresas afliadas tendo, desde sua criação, liberdade gestionária quanto aos recursos arre-cadados. A experiência de uma longa trajetória ligada ao trabalho desenvolvido com transpa-rência e responsabilidade, que anualmente, inse-re milhares de jovens no mercado, contribuindo para a formação de novas lideranças, mostra que o modelo de gestão do Sistema S dá certo e deve se manter.
Graças ao trabalho dessas escolas e desses centros, milhares de trabalhadores alcançaram a emancipação econômica e social, proporcionando uma vida digna para seus familiares.
Investir em capacitação é fundamental frente
à crescente exigência do atual mercado de traba-lho. Mas é preciso também formar cidadãos, crí-ticos e conscientes, ações que o Sistema S realiza com maestria, sendo reconhecido como uma das experiências de maior sucesso no campo social do país.
Educar, formar e capacitar é, antes de tudo, um instrumento para apresentar aos jovens as re-alizações humanas, dando-lhes a possibilidade de (re)criar as mais fantásticas ações, os mais simples hábitos e, principalmente, não tropeçar nos mes-mos percalços do caminho.
Construir um novo mundo é responsabilida-de de todos, e esta é uma das parcelas de con-tribuição do Sistema S e, em especial, meta do segmento cooperativista.
Realizar o sonho da casa própria. Este é basi-camente o princípio de negócio das cooperativas habitacionais, que tradicionalmente viabilizam a compra ou a construção de empreendimentos a um custo menor para os cooperados. De acordo com o diretor administrativo da Federação das Cooperativas Habitacionais do Estado de Minas Gerais (Fecoohemg), Alessandro Henrique de Souza, o cooperativismo habitacional é de pri-mordial importância porque, além de sua fun-ção social, proporciona qualidade de vida para as pessoas. “Quando entregamos a casa ou o lote ao cooperado, nos emocionamos pela alegria que o momento representa. Oferecemos segurança, proporcionamos conforto. O resultado de nosso
trabalho é coroado com a glória do objetivo al-cançado”, afrma.
Há mais de 13 anos no mercado, a Coopera-tiva Integral de Desenvolvimento do Planalto de Araxá (COIND) é uma das associadas da Fecoo-hemg e um dos muitos exemplos de cooperativas habitacionais que atuam para o fortalecimento sócio-econômico de Minas e do país. Desde que foi criada, com apoio do poder público, já lan-çou 10 empreendimentos com mais de 200 lotes cada um, sendo que dois estão em andamento. Alessandro lembra que somente neste ano serão disponibilizados para novos cooperados em tor-no de 600 lotes. Ele explica que o objetivo para 2009 é que sejam construídas de 20 a 30 casas e
Construindo sonhos com a
sociedade mineira
This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »