This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »85 Anuário do Cooperativismo Mineiro . Maiores Cooperativas de Minas Gerais . Ano 2008
A responsabilidade de construir
um mundo melhor
O 5º principio cooperativista: “Educação, formação e informação”, demonstra a responsa-bilidade assumida pelas cooperativas em contri-buir para a construção de um mundo novo por meio da formação e capacitação.
O acesso à educação é um direito, assegu-rado em nossa Constituição Federal e oferecido por inúmeras instituições/organizações em todo o país. Entre essas, destaque para as instituições que compõem o Sistema S como o Serviço Na-cional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Ser-viço Social da Indústria (SESI); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC); Serviço Social do Comércio (SESC); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SE-NAR) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP).
Criado na década de 1940, o Sistema S tem o objetivo de formar, capacitar e qualifcar profssio-nais para atender as demandas do mercado, além de oferecer espaços e ações de bem-estar para a coletividade. Essas entidades são exemplo da im-portância de que ações simples, mas efcientes, contribuem para o desenvolvimento da nação. O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) é uma das mais recen-tes entidades do Sistema S. Criado pela Medida Provisória nº 1.715, de 3 de setembro de 1998, o Sescoop contribui fortemente para o desenvol-vimento sustentável do cooperativismo, sendo o principal estimulador da autogestão, da formação profssional, do monitoramento e da promoção social das cooperativas, em benefício de milhares de pessoas.
Stockxpert
This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »