This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »84 Anuário do Cooperativismo Mineiro . Maiores Cooperativas de Minas Gerais . Ano 2008
dos alunos e conseqüente melhoria da qualidade de vida dos jovens da região.
Outro bomexemplo vemda CooperativaAgro-pecuária de Uberlândia (Calu), que em 2008 foi reconhecida por investir em projetos sociais pelo Instituto Brasileiro de Educação e Responsabilida-de Sanitária – Ibrasi e pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. As instituições indicaram a Calu para o prêmio “Dr. Oswaldo Cruz – Educa-ção e Responsabilidade Social/Ambiental”, criado como forma de valorizar as empresas que respei-tam os conceitos fundamentais de saúde, educa-ção e preservação do meio ambiente, promovendo a qualidade de vida do cidadão brasileiro.
Após receber o selo “Empresa Cidadã”, em 2006, da Câmara Municipal e da Câmara de Diri-gentes Logistas de Uberlândia, a cooperativa pela segunda vez foi contemplada com um prêmio na área de responsabilidade social pelas ações que pratica no setor. A Calu conta, hoje, com três projetos na área social que atendem 15 mil crian-ças por ano: o “Calu Contando História”, o “Con-curso Literário Calu” e o “Tarde na Calu”. No ramo da saúde, vale lembrar o projeto solidário da Unimed Itabira que, em parceria com
a Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE) da cidade, disponibiliza atendimento mé-dico nos consultórios e clínicas de cooperados, de acordo com a demanda dos alunos da insti-tuição. Como resultado verifca-se melhor quali-dade de vida através de atendimento clínico es-pecializado, além de maior integração dos alunos da APAE na sociedade.
As informações comprovam que o coo-perativismo é exemplo de gestão democrática focada na responsabilidade social e desenvol-vimento sustentável. “Somos mais de sete mil organizações em todo o Brasil, por isso temos sempre que colocar em evidência esse tema li-gado à qualidade de vida e respeito às pessoas e ao ambiente que as cerca”, avalia o presidente do Sistema Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scu-cato.
Ao analisar sua trajetória, fca claro que a doutrina cooperativista considera as iniciativas de promoção social como fundamentais para al-cançar uma forma de relação justa para todos os envolvidos no empreendimento, ponderando outros interesses signifcativos para a condução estratégica das atividades.
Divulgação Credicopa Divulgação Unimed Itabira
This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »