OCEMG / SESCOOP / MG

Notícias

22/01/2019
Sistema Ocemg investe em programas que fortalecem o cooperativismo

Consolidando um balanço positivo, em 2018, o Sistema Ocemg intensificou as ações de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, e o resultado foi um aumento de 98,8% no total de visitas a cooperativas em relação ao ano anterior. Houve ainda um incremento de mais de 77% no total de participantes contemplados pelas ações propostas.

"Estamos nos aproximando cada vez mais da realidade das cooperativas. Nossa equipe roda todos os cantos de Minas Gerais, vivendo o cotidiano das organizações e conhecendo os percalços, as demandas e a evolução de cada uma", ressalta o presidente do sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Atualmente, a Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas (Gedem) é responsável pela condução do Programa de Formação e Acompanhamento da Organização do Quadro Social das Cooperativas (Educa OQS), do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e do Programa de Acompanhamento Financeiro de Cooperativas (GDA). Além disso, cuida das visitas diagnósticas e de acompanhamento.

Também fica sob a responsabilidade do setor o Cine Ocemg, que consiste na exibição do filme "Os Pioneiros de Rochdale", sobre a fundação da primeira cooperativa do mundo, em Manchester, na Inglaterra, para cooperativas de todo o Estado. Ao final de cada sessão, ocorre ainda um debate sobre cooperativismo, contextualizando a história de cada organização visitada. Em 2018, foram feitas 12 apresentações, abrangendo cerca de 1.250 participantes de 45 cooperativas.
 
Ao longo do ano, foram realizadas 335 visitas pelos técnicos da Gedem, praticamente uma por dia. "Destaco o aumento no número de visitas, contribuindo fortemente para a expressiva participação no número de cooperativas no PDGC, que atingiu recorde com 325 cooperativas concluintes em 2018, reafirmando o papel do Sistema Ocemg enquanto agente promotor da profissionalização das cooperativas mineiras", frisou o superintendente do Sistema Ocemg, Alexandre Gatti.
 
O Sistema Ocemg com vistas a incentivar e estimular a participação das cooperativas mineiras no PDGC, também prepara eventos anuais de lançamentos do ciclo do programa e promove workshops para auxiliar no preenchimento e tirar dúvidas dos participantes. Como complemento a esse trabalho, a Gedem realiza visitas periódicas, acompanhando a aplicação da ferramenta junto às organizações.

No período de um ano, o número de cooperativas visitadas para acompanhamento do PDGC subiu de 97 para 206. Entre as concluintes do ciclo, houve um incremento de cerca de 50% em relação a 2017.

Já o Programa de Acompanhamento Financeiro de Cooperativas (GDA), implementado em 2016 nas cooperativas mineiras, começando pelo ramo Agropecuário, viabiliza um monitoramento sistemático dos principais indicadores de desempenho econômico-financeiro do segmento. Isto permite que as informações de balanço das cooperativas sejam transformadas em dados gerenciais, dando mais transparência para a gestão e um melhor acompanhamento através dos relatórios gerados pelo sistema.

Durante a fase de implementação, o Sistema Ocemg faz a capacitação, acompanha os relatórios gerados e oferece todo o apoio para a utilização do programa. Até o momento, 130 cooperativas agropecuárias e nove de transporte integram a iniciativa. A perspectiva é ampliar a abrangência para outros ramos.

Educação Cooperativa

A Organização do Quadro Social (OQS) é uma estratégia imprescindível para a sustentabilidade do negócio e cada vez mais cooperativas mineiras têm integrado essas ações ao cotidiano. O programa Educa OQS, reformulado e lançado novamente em 2015, consiste em duas frentes de trabalho: capacitações técnicas para o público designado pela cooperativa e o processo de acompanhamento por parte do Sistema Ocemg. A formulação técnica do projeto é voltada para agentes de desenvolvimento cooperativista (ADC), além de representantes dos grupos de Mulheres e Jovens Cooperativistas. Em 2018, 64 ADCs concluíram o programa.

 

Veja mais:

Mais Notícias

PUBLICAÇÕES

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100
Horário de Funcionamento: Segunda à Sexta: 8:30h às 17:30h