OCEMG / SESCOOP / MG

Linha do Tempo

Home > Quem Somos > Linha do Tempo

Viaje pela Linha do Tempo com o Sistema Ocemg e relembre os fatos que marcaram sua atuação em mais de 40 anos de história de apoio ao cooperativismo mineiro.

Acompanhe abaixo nossa trajetória

1970 - Origem e estruturação

A Ocemg foi criada em 11 de setembro de 1970, iniciando um grande projeto de consolidação e fortalecimento das cooperativas mineiras.

A Assembleia de Constituição contou, em 1970, com 145 representantes de cooperativas e foi convocada pela União das Cooperativas do Estado de Minas Gerais - Ucemg, extinta para dar lugar à nova entidade.

Em 1972, aconteceram importantes discussões sobre política de composição de crédito para cooperativas, integração do cooperativismo de consumo e perspectivas para a organização.

1973 marcou o ano da reforma do estatuto da Ocemg para integração de todos os ramos das atividades cooperativistas junto à OCB e outras instituições. Também foi eleita a nova diretoria para o triênio 1973/76.

Iniciados, em 1974, os trabalhos de assessoria e consultoria fiscal, trabalhista e contábil; organização, fusão e incorporação e assistência para obtenção de financiamento de capital de giro.

Em 1975 foi aprovada a reforma estatutária da entidade e, em 1976, eleita nova diretoria.

A criação da Fundação de Desenvolvimento Cooperativista (Fundec) foi aprovada em 1978, mesmo ano de realização do II Congresso Estadual de Cooperativismo.

1980 - Desenvolvimento e Participação

Em 10 anos de atuação, a importância da Ocemg no gerenciamento do movimento cooperativista mineiro estava confirmada. O Estado contava com cerca de 400 cooperativas registradas.

Em 1980, a Ocemg já oferecia suporte jurídico e assistência técnica às cooperativas, levando toda linha de prestação de serviços necessários para o aprimoramento do sistema.  Em 1981, a entidade beneficiou mais de 300 mil associados e criou a Comissão de Café.

Uma multiplicidade de ações nas esferas de representação política, de assistência técnica, educação e comunicação cooperativista foram encaminhadas em 1982. A primeira sede própria foi inaugurada em 1983.

Em 1984, foi criada a Assessoria de Imprensa e Comunicação Social e a Comissão Estadual Consultiva do Desenvolvimento Ordenado do Cooperativismo (Cedoc).

Comemorava-se, em 1985, os resultados do maior movimento socioeconômico do Estado, com destaque para o surgimento do segmento de crédito rural e implantação do setor de auditoria externa em 1986. Uma nova diretoria foi eleita em 1987.

Em 1988, foi publicada a primeira edição do Jornal da Ocemg. A entidade participou do X Congresso Brasileiro de Cooperativismo e atuou ativamente nos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte.

1990 - Conhecimento e Educação

Com a expansão do número de cooperativas em Minas, cresceu também o número de serviços e iniciativas da Ocemg em busca do desenvolvimento do setor. Os resultados já eram evidentes com o apoio da sociedade e autoridades políticas.

Em 1990, foi assinado um convênio de atividades com o Departamento Nacional de Cooperativismo e regulamentada a concessão da Medalha do Mérito Cooperativista em 1991.

Realizado, em 1992, o II Encontro Nacional de Capacitação do Quadro Social em Cooperativas, além do Seminário da Política de Leite que resultou na criação de um Departamento de Leite na Ocemg.

Nova diretoria eleita em 1993. Começaram as discussões para atribuir à Ocemg personalidade sindical. Em 1994, a Ocemg realizou o seminário internacional "As Cooperativas e a Produção de Leite Ano 2000".

Promovido, em 1995, o I Concurso de Imprensa Cooperativista. Em 1996, aconteceu o I Seminário Nacional de Cooperativas de Trabalho e lançada oficialmente a Frente Parlamentar do Cooperativismo.

Criada, em 1997, a Frencoop-MG que, acionada pela Ocemg, teve ação decisiva na queda do ICMS do leite. Também foi implantado o Programa de Monitoramento das Cooperativas Mineiras. Criado, em 1999, o Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

2000 - Capacitação, crescimento e desenvolvimento

Educação, capacitação, monitoramento, representação política e patronal. As cooperativas mineiras contam com o apoio e orientação necessários do Sistema Ocemg/Sescoop-MG para a gestão eficiente e profissionalizada do segmento.

A efetiva operacionalização do Sescoop aconteceu em 2000, ano em que também foi instituído o Programa de Desenvolvimento de Dirigentes Cooperativistas (Formacoop).

2001 marcou o início de uma nova gestão na Ocemg, com a reorganização do quadro social, mais atividades de capacitação, convênios e parcerias para o desenvolvimento do setor.

Em 2002, a Ocemg atuou, pela primeira vez, como Sindicato Patronal. Realizou o I Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas e implementou o projeto Aglutinar.

Recebeu, em 2003, o certificado de "Entidade Solidária" e instalou o Sistema de Gerenciamento e Acompanhamento para Cooperativas Agropecuárias (GECAP). Aprovadas, em 2004, as novas normas para o PIS/COFINS e a Lei 14.131/01 em benefício dos produtores de leite.

Lançado o portal do cooperativismo mineiro em 2005, instalado o Conselho Especializado do Ramo Agropecuário e a Comissão Especial do Cooperativismo na ALMG. Iniciado o Projeto Queijo Minas Artesanal e destaque para o alcance da inadimplência ZERO no Sistema.

Em 2006 foi implantado o projeto de Educação Cooperativista no Estado e lançada a primeira edição do Anuário do Cooperativismo.

Fechada parceria com a UFV para o Programa OQS em 2007. O TRT-MG reconheceu a Ocemg como sindicato patronal das cooperativas. Nomeação de representantes na Jucemg. Apoio institucional para ampliação do Curso de Especialização Ópera. Assento no COIND e novo formato do jornal Cooperação.

Instalado, em 2008, o Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop) e aprovado o novo Estatuto Social da Ocemg. A entidade investiu ainda mais em ações de difusão das propostas de aglutinação.

Além de ter fomentado o movimento em prol do café no Estado, a Ocemg elegeu nova diretoria para a gestão 2009/2013, em 2009, e apresentou seu Plano Diretor 2009/2012. Foi sancionada lei de regulamentação das cooperativas de crédito e o Sescoop completou 10 anos de atuação.

Confira mais sobre a nossa história no Livro Comemorativo de 40 Anos da Ocemg.

 

 

10 - Solidez e profissionalização

Os anos 10 estão sendo marcados por conquistas e também muito trabalho. Os resultados, entretanto, demonstram a qualidade, o compromisso e o bom desempenho da instituição em prol do cooperativismo mineiro.

2010 foi marcado pelas comemorações dos 40 anos da Ocemg e lançamento da publicação e exposição históricas constando as principais conquistas da entidade. Também entrou em ação o projeto "Equipe Técnica", com objetivo de promover a troca de informações institucionais e identificar as principais demandas das cooperativas, oferecendo sugestões e soluções para o desenvolvimento do segmento no Estado.

Lançados, em 2011, o novo Portal do Cooperativismo Mineiro e o Projeto de Educação Cooperativista para alunos do 4º ano do ensino fundamental.

 

 

NOTÍCIAS

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100