OCEMG / SESCOOP / MG

O cooperativismo

Home > Cooperativismo > O Cooperativismo

Uma cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

Valores

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo semelhante. 

Princípios

Os princípios cooperativos são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam os seus valores à prática. Veja abaixo os sete princípios que todas as cooperativas devem seguir:

1º Princípio - Adesão Voluntária e Livre
2º Princípio - Gestão Democrática pelos Cooperados
3º Princípio - Participação Econômica dos Cooperados
4º Princípio - Autonomia e Independência
5º Princípio - Educação, Formação e Informação
7º Princípio - Interesse pela Comunidade
6º Princípio - Cooperação entre Cooperativas

NOTÍCIAS

SOBRE

O Sistema Ocemg é formado pela Ocemg, entidade de representação política e sindical patronal das cooperativas no Estado, e também pelo Sescoop-MG, responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social do setor. Atua em benefício do crescimento e desenvolvimento do cooperativismo mineiro, orientando as cooperativas na busca por uma gestão cada vez mais eficiente, que impulsione o crescimento socioeconômico do Estado.

Este site é assinado por: Bhtec e:house
Sistema Ocemg        
Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte-MG - CEP: 30150-311
Telefone: (31) 3025-7100