This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Dia de Cooperar 2010
Sistema Ocemg/Sescoop-MG 53
Uma das diretrizes do Dia C é estimular a cidadania e a solidariedade contínuas. A atividade da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Con-fecções de Pitangui (Credpit) potencializou esse exer-cício na comunidade. Cerca de 200 voluntários desen-volveram o projeto Juntandogente com o objetivo de conscientizar apopulaçãopitanguense, pormeiodepa-lestras sobre educação, meio ambiente, cidadania e cul-tura, com ênfase na solidariedade e no cooperativismo.
Durante o mês de agosto, foram 16 palestras sobre di-ferentes temas em instituições de ensino da cidade. Em
Cooperativismo ativo
28 de agosto, no Dia de Cooperar, o Juntandogente foi para a praça principal de Pitangui, onde aconteceram ofcinas, exposição de trabalhos feitos pelos alunos das instituições visitadas, apresentações de dança e peças teatrais das escolas.
O dia teve seis passeatas para valorizar o meio ambien-te: três caminhadas ecológicas sobre a proteção das matas, três mutirões para a preservação e manutenção da cidade e uma passeata sobre educação no trânsito. Houve ainda a realização de dois grandes canteiros de hortas com o plantio de mais de 1.500 mudas de hor-taliças. Foram distribuídas 3.000 mudas de árvores fru-tíferas, plantas ornamentais e fores em uma blitz para os motoristas.
Ao todo, as ações do Dia C contaram com a participa-ção de mais de 30 instituições envolvendo cerca de 4.000 pessoas. O evento comemorativo no dia 28 de agosto reuniu mais de 3.000 pessoas.
Ajudar uma Entidade Filantrópica. Esse foi o objetivo do projeto colocado em prática no Dia C pelos 150 voluntá-rios da Cooperativa de Trabalho Médico de Santa Luzia (Luzicoop), Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O grupo se envolveu com empolgação e empenho para suprir as necessidades do Lar dos Velhinhos de
Santa Luzia, atendendo diretamente 10 pessoas caren-tes de atenção e afeto.
Os voluntários arrecadaram recursos para a compra de 36 fardos de fraldas, 21 caixas, de 100 unidades cada, de luvas de procedimentos e pacotes de biscoitos.
A ação atingiu sua meta na medida em que a ajuda destinada à instituição veio ao encontro das deman-das existentes, benefciando um dos segmentos sociais mais fragilizados hoje: os idosos.
Com a atividade, os voluntários aprenderam mais uma li-ção de vida e solidariedade. Ajudar o próximo é uma atitu-de capaz de despertar em cada um o sentimento de que os problemas alheios podemser maiores.
Aos idosos, carinho e atenção
This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »