This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »49
Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG
Fazer o bem sem olhar a quem
Formando uma juventude mais saudável
Essa é a lei da caridade, da solidarieda-de, é o passaporte para a construção de um mundo mais fraterno e feliz. No Dia C, dezenas de voluntários mobilizados pela Unimed Norte de Minas, de Montes Claros, embarcaram nessa viagem pelos caminhos do coração. E encontraram a paz de quem fez a sua parte para ame-nizar a solidão de idosos, muitas vezes restritos ao leito. No Lar das Velhinhas, a equipe de voluntários teve a oportu-nidade de dar carinho e atenção a 40 internas. A mais velha tinha 106 anos de idade. “Eventos dessa natureza nos fa-zem crescer como seres humanos, como profssionais e como irmãos”, destaca o colaborador Helder, ao perceber como
Segundo uma pesquisa da Unesco Brasil, onde existem pro-gramas de apoio ao esporte para crianças e adolescentes, há uma queda anual de 30% nos índices de criminalidade. O es-porte harmoniza as pessoas, possibilita o desenvolvimento e a inclusão social, bem como a promoção da qualidade de vida e cidadania. Em Varginha, o Sicoob Credivar (Cooperativa de Crédito Rural e de Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores da Região de Varginha) já tem por tra-
pequenos gestos fazem grande diferença para as pessoas. Assim como ele, outros voluntários que diminuíram o frenéti-co ritmo de vida para participar do almoço especial de integra-ção e solidariedade no asilo se conscientizaram de que “a vida só vale se tivermos tempo para amenizar o sofrimento alheio. E não precisa de tanto, algumas vezes só um sorriso e um mo-mento de atenção são sufcientes”.
Após a visita, o coordenador do projeto, Maurício Tupy, rece-beu muitas mensagens de colaboradores agradecendo a oportu-nidade da participação. Uma delas foi de Aieska, que escreveu: “com certeza, foi mais um marco nas nossas vidas e em nossos corações. Só de lembrar daqueles lindos sorrisos inocentes, já fco emocionada. É isso aí, galera: fazer a diferença sempre, porque viver vale a pena”.
dição apoiar atividades esportivas. Segundo o superintendente Ricardo Borges, não se trata simplesmente de patrocinar atle-tas e eventos. “É apoiar o desenvolvimento social de crianças e adolescentes e integrá-las culturalmente, oferecendo-lhes meios de se disciplinarem, de consolidarem a formação de ca-ráter íntegro e honesto”.
Esse trabalho foi dinamizado, no Dia C, quando a Coope-rativa levou mais de 50 atletas até a Fazenda Pedra Negra,
sede do Museu do Café no município de Três Pon-tas, para um dia diferente. Ali, além de lanche, almoço, brincadeiras na piscina e muito esporte, as crianças e adolescentes assistiram a palestras sobre a importância do café, produto responsá-vel pelo crescimento econômico do Sul de Minas, sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas e a necessidade de se engajarem na preservação ambiental. O evento foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes. A expec-tativa dos organizadores é continuar sensibilizan-do a sociedade a realizar projetos que possuam o mesmo ideal: aliar responsabilidade social, espor-te e cidadania.
This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »