This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »48
Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG
Um por todos, todos por um
Por uma vida melhor
Todos juntos, em torno da solidariedade, da união e da res-ponsabilidade social. Como centenas de mosqueteiros lutan-do para promover saúde e amenizar feridas sociais, os funcio-nários e associados da Federação Nacional de Cooperativas Médicas (Fencom) e sete cooperativas fliadas se uniram em uma só ação, em benefício de 120 crianças e adolescentes abrigados nas 10 unidades da ONG Obreiros Mirins, em Belo Horizonte.
Com participação das cooperativas Belcoop, BH Coop, Co-pimef, Felicoop, HCCOOP, Santacoop e Sempcoop, todas da capital mineira, a “Ação 10 – Ação Solidária das Cooperativas Médicas” conseguiu arrecadar 2,5 toneladas de donativos e um freezer, entregues aos dez abrigos da organização não-gover-namental. Criada em 1996, a Ação Social Obreiros Mirins abriga crianças que sofrem alguma forma de violência doméstica ou vivem em situação de risco pessoal ou social e são encaminha-das pela Vara Cível da Infância e Juventude, Ministério Público ou Conselhos Tutelares.
No Dia C, toda essa tristeza foi deixada para trás, pelo menos por alguns momentos, em meio a muitas brincadeiras, ativida-des e surpresas, com a doçura do algodão doce, a vibração da pipoca, o calor do cachorro quente e o alívio do refrigerante. Mas a festa, realizada dia 17, no bairro Salgado Filho, foi mui-to mais que isso. Momentos como o reencontro de irmãos que vivem em abrigos diferentes foram marcantes e emocionaram todos os voluntários.
Quem atua na Psicologia sabe que é a crença na possibilidade de realizar nossos sonhos que desperta a energia e a criatividade para ir à luta e mudar o mundo. E se “sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, sonho que se sonha junto é realidade” (Raul Seixas). Com o projeto “Articulação e cooperação em prol da comunidade: porque juntos fazemos a diferença”, a equipe da Unipsico (Cooperativa de Trabalho em Psicologia) de Uberlân-
Para a Fencom, a participação no Dia C foi uma experiência enriquecedora em todos os sentidos. “Além de ajudar crianças realmente necessitadas, tivemos a oportunidade de estreitar laços entre as cooperativas fliadas e a Federação. Foi a con-frmação da máxima: a união faz a força! Os resultados foram surpreendentes, com a participação de diretores, funcionários, cooperados e familiares”, avalia a coordenadora do projeto, Ma-riana Sofal de Azevedo. O plano agora é melhorar a cada ano, em projetos que sejam realmente diferenciais na vida das pessoas.
dia passou a manhã do Dia C no Parque do Sabiá, em um trabalho de conscientização desenvolvido em parceria com o Instituto Ipê Cultural e a ONG SOS Mulher Família de Uberlândia.
Ali, foram desenvolvidas atividades lúdicas, de informação e orientação, abordando temas como a saúde emocional, qua-lidade de vida, cuidado e respeito ao meio ambiente, cultura da cooperação, promoção da paz conjugal e familiar. Dessa forma, as centenas de pessoas que frequentam diariamente o parque, para praticar exercícios físicos, caminhar e descon-trair, encontraram ali também um espaço para se fortalecer mental e emocionalmente.
O que não é pouca coisa. Haja vista que está na mente e nas emoções o segredo para a construção de uma vida plena, har-moniosa, próspera e feliz. “Tudo o que somos é resultado do que pensamos”, ensinou Buda, alguns séculos antes de Cristo. E, segundo a lei da atração, o sentimento de amor é a frequên-cia mais alta que podemos emitir. “O pensamento impregnado de amor se torna invencível”. E a prática da solidariedade por meio do voluntariado é, sem dúvida, uma boa ferramenta para o fortalecimento desse sentimento transformador.
This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »