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Histórias de Cooperação - 366 Cooperativas Brasileiras que constroem um mundo melhor
Aprendendo a ser cidadão
Incentivador de projetos ousados para a
educação – como a Minicidade Cooperativista
e o Projeto Semear – a Cooperativa Educacional
Magna (CEM) orgulha-se de estimular os valores
cooperativistas em crianças, jovens e adultos.
Tudo isso, com o apoio de 27 cooperados e de
uma comunidade escolar formada por estudantes,
pais, colaboradores e amigos cooperativistas.
Sediada na cidade de Concórdia, em Santa
Catarina, a CEM é uma escola com missão dife-
renciada. A instituição trabalha para “desenvolver
a consciência crítica e a criatividade dos educan-
dos, buscando viabilizar o conhecimento vinculado
à capacidade de leitura de mundo”. O objetivo fnal
é deixá-los aptos a intervir na realidade, buscando
uma transformação social consciente, de acordo
com os princípios da educação cooperativista.
Em 2012, a CEM lançou o Projeto Semear e fez
cada uma das turmas da escola frmar compromissos
com a sustentabilidade. Uma delas, por exemplo,
decidiu confeccionar “papas-pilhas” para o
recolhimento de pilhas e baterias. O recipiente foi
colocado em pontos estratégicos da cidade e ajudou
a reduzir o descarte incorreto do material.
MINICIDADE – A Minicidade Cooperativista
é outro projeto pioneiro no país. Fundada em
2006, ela reproduz as principais instituições de
uma cidade: a prefeitura, a câmara de vereadores,
a igreja, o comércio, a escola etc. A proposta é
permitir às crianças vivenciar experiências reais de
cidadania e vida comunitária.
Os próprios alunos são os responsáveis pela
condução dos rumos dessa pequena comunida-
de. Eles elegem o prefeito, o vice e os vereado-
res. Os pequenos cidadãos discutem, elaboram
projetos e executam ações importantes à ma-
nutenção e ao desenvolvimento da minicidade.
Dessa maneira, aprendem a importância da de-
mocracia, da gestão pública, da fscalização de
recursos e da formação de leis. Enquanto geren-
ciam a cidade, eles também desenvolvem habi-
lidades empreendedoras, pois tornam-se coope-
rados de uma miniunidade da Copérdia e outra
do Sicoob Crediauc.
Nome:
Cooperativa
Educacional
Magna (CEM)
Fundação:
1997
Sede:
Concórdia (SC)
Cooperados:
27
Name:
Cooperativa
Educacional
Magna (CEM)
Foundation:
1997
Head Offce:
Concórdia (SC)
Members:
27
Learning to be a citizen
Fosterers of bold projects for education – like the Cooperative Mini-city, and the
Semear Project – Cooperativa Educacional Magna –CEM (Educational Cooperative
Magna) is proud of fostering cooperative values in children, youngsters, and adults, with
the support of 27 members, and of a school community formed by students, parents,
collaborators, and cooperative friends.
Headquartered in the city of Concórdia, in Santa Catarina, CEM is a school with
a different mission. The institution works to “develop critical spirit and creativity on
students, trying to enable knowledge linked to the ability to read the world”. The fnal
objective is to make them able to intervene in reality, searching for social awareness
transformation, according to the principles of cooperative education.
In 2012, CEM launched the Project Semear (Sow), and made each one of the
school group sign the commitments with sustainability. One of them, for example,
decided to make “battery-boxes” for the collection of batteries. The recipient was put in
strategic places in the city, and helped to reduce incorrect disposable of the material.
MINI-CITY – the Cooperative Mini-city is another pioneer project in the country.
Founded in 2006, it reproduces the main institutions of a city: the Town hall, the
Chamber of Council-men, the Church, the Commerce, the School etc. The idea is to
allow the children to live the real experiences of citizenship and life in community.
The student themselves are responsible for the management of this small
community. Through their votes, the mayor, the vice-mayor, and the council-men are
elected. The small citizens discuss, elaborate projects, and execute important actions
for the maintenance and development of Mini-city. Thus, they learn the importance of
democracy, public management, inspection of resources and formation of laws. While
they manage the city, they also develop entrepreneurial abilities, because they become
members of a mini-unit of Copérdia, and of a mini-unit of Sicoob Crediauc.
CEM