This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »8
Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2010
Sistema de Representação do Cooperativismo
A representação política do cooperativismo é organizada da seguinte forma:
Aliança Cooperativa Internacional (ACI)
O cooperativismo é representado em nível mun-dial pela ACI, fundada em 1895, com sede atu-al em Genebra (Suíça), sendo uma organização não governamental que congrega cooperativas dos cinco continentes. Entre os seus objetivos estão a divulgação dos princípios e valores co-operativistas em todo o mundo e o incentivo à propagação da doutrina, filosofia e educação cooperativista.
ACI Américas
Tem como missão representar e defender o movi-mento cooperativo na região das Américas, assim como promover seu desenvolvimento e integração.
Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)
Foi criada em 1969, com sede em Brasília (DF), para atuar como representante legal do Sistema Cooperativista Nacional e como órgão técnico consultivo do governo, congregando as organiza-ções estaduais constituídas com a mesma natureza.
Serviço Nacional de
Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop Nacional)
Foi criado pela Medida Provisória Nº 1715/98 com o objetivo de atender às principais neces-sidades de formação, qualificação profissional da gestão, monitoramento e promoção social das cooperativas, além de assessorar o Governo Federal em assuntos de formação profissional e gestão cooperativista.
Organização das Cooperativas Estaduais (OCE’s)
Tem por objetivo representar e defender os in-teresses das cooperativas registradas perante as autoridades constituídas e a sociedade, bem como prestar serviços adequados ao pleno de-senvolvimento das sociedades cooperativas e de seus integrantes. É constituída através do registro das cooperativas singulares, centrais,
federações e confederações de todos os ramos. De acordo com a Lei 5764/71, em seu artigo 107, todas as cooperativas são obrigadas a re-gistrarem-se na OCE do seu Estado. Algumas entidades estaduais exercem a representativida-de sindical e patronal das cooperativas.
No Estado de Minas Gerais, temos:
• Ocemg – Sindicato e
Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais
Sua função é ser o agente político, de represen-tação, promoção e integração das cooperativas mineiras, além de ser o sindicato patronal com atribuições de negociação e assistência da cate-goria das cooperativas perante autoridades ad-ministrativas e judiciárias.
• Sescoop/MG – Serviço Nacional de Aprendizagem do
Cooperativismo de Minas Gerais
Suas atividades são organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional e a promoção social dos trabalhadores e dos co-operados das cooperativas; estabelecer e di-fundir metodologias adequadas à formação profissional do trabalhador em gestão de coope-rativas e a promoção social do trabalhador e do
This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »