This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »As Cooperativas: Valores e Princípios
A cooperativa
Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, volun-tariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e demo-craticamente gerida.
A cooperativa como meio de sobreviver à crise
Na Inglaterra, na época da Revolução Industrial, existiam muitas fábricas cheias de operários carregados de problemas e necessidades, pois enquanto as fá-bricas prosperavam, os operários viviam quase na miséria: muitas horas de trabalho, salário muito baixo, desemprego, fome, etc. Em meio a todos estes problemas, alguns operários resolveram se reunir para procurar uma solução e sentiram que só através da cooperação poderiam sobreviver à crise. Através da União de 28 tecelões (operários), foi criado um pequeno armazém cooperativo de consumo: a “Sociedade dos Equitativos Pioneiros de Rochdale”. Assim foi lançada a semente do Cooperativismo, em Rochdale, em1844.
Os valores
As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus funda-dores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestida-de, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.
This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »