Page 107 - anuario_2010

This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2010

107

Intercooperação:

o caminho do sucesso

Respeito ao meio ambiente

Quando a desarticulação e a vulnerabilidade dão lugar à integração cooperativista, o caminho aponta para o sucesso. É esse o resultado que a Cooperativa dos Produtores de Cogumelos da Região Metropolita-na de Belo Horizonte (Minasfungi do Brasil) apresenta: produtores satisfeitos com a comercialização do cogu-melo Agaricus blazei , conhecido por suas propriedades que estimulam as defesas naturais do corpo.

A Cooperativa, fundada em 2005, criou a marca

Energy Vita visando o setor de cosméticos e hoje já exporta os seus produtos. De uma conjuntura produ-tiva ineficiente, elevou seus produtores ao patamar de domínio pleno de toda a esteira produtiva, que vai do preparo ao beneficiamento do produto.

A alavanca para promover as mudanças necessárias partiu do cooperativismo e as dificuldades não eram poucas, uma vez que os produtores não dominavam as técnicas de cultivo, desconheciam o processo de be-neficiamento do cogumelo e seus benefícios e não es-tavam documentados para comercializar os produtos.

Para o início das atividades, foi preciso reunir os pro-dutores em condições que propiciassem trocas de experiências e permitissem acesso aos amparos técni-cos e econômicos.

Já em 2003, ano de realização do primeiro even-to de sensibilização dos produtores, foi planejado o Polo Produtivo, estrutura que hoje sedia o Polo-Escola, onde são ensinadas as técnicas de cultivo por meio de material criado para capacitação con-tinuada do cooperado.

A preservação e o cuidado com o meio ambien-te tornaram-se uma necessidade de primeira or-dem em toda cadeia produtiva. A convicção de que esse é um caminho necessário fez com que Cooperativa Agropecuária de Patrocínio (Coopa) determinasse esse projeto como uma de suas prin-cipais estratégias de ação.

Há dois anos, a Coopa lançou em seu supermer-cado e nas lojas agroveterinárias a sacola biode-

gradável. Essa atitude mostrou que, além de zelo para com o meio ambiente, a organização está sempre disposta a inovar quando o assunto visa o bem-estar social.

Esse exemplo de conscientização não ficou restrito somente aos cooperados e consumidores. Também contagiou outros empreendimentos locais. A resposta à iniciativa da Cooperativa foi imediata. A adoção da sacola biodegradável tornou-se uma referência para

Cooperativa dos Produtores de Cogumelos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Minasfungi do Brasil) (31) 3435-9617 / www.minasfungi.com.br

Assim, os cooperados passaram a dominar as etapas de preparo, cultivo, colheita e beneficiamento do co-gumelo, evitando atravessadores e desperdícios.

A linha Energy Vita , lançada em 2007, dispõe do extrato contido em cápsulas e do chá, muito procu-rado nas lojas de produtos naturais. A organização, que é fornecedora exclusiva do pó de Agaricus para o maior laboratório fitoterápico da América Latina, vende cápsulas para Portugal e chá à Espanha, com trabalhos também em outros países da Europa, Ásia e Estados Unidos.

Ainda este ano, uma novidade promete dar novo fô-lego à Cooperativa. O Energy Vita contará com uma linha destinada à beleza e higiene pessoal.

Page 107 - anuario_2010

This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »