This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »106
nas Gerais - Ano 2010
Trabalho, desenvolvimento e prosperidade
Produtividade, desenvolvimento socioeconômico sus-tentável com responsabilidade social são alguns dos emblemas que direcionam o caminho exitoso percor-rido pela Cooperativa Agropecuária da Região do Piratinga (Coopertinga).
Criada em 1990, a entidade, que reúne 82 coope-rados, é uma referência na região e a alavanca do desenvolvimento econômico e social do município de Formoso, no Noroeste mineiro.
Da tecnologia de ponta, passando pelo asfalto até os cuidados com o meio ambiente, tudo gira em torno da ação cooperativista local. São diversas conquistas que só chegaram à comunidade por intermédio da
Coopertinga, responsável pelo asfalto de 38 km da estrada que dá acesso à BR-020.
A obra foi executada em parceria com o Estado de Goiás, que hoje cuida de sua manutenção. Já o acesso à internet possibilitou a inclusão digital dos 400 alunos atendidos pela escola rural do complexo e contempla outras 20 propriedades.
Localizado no cerrado, o complexo de cultivo reúne 77 propriedades que juntas produzem uma safra anu-al superior a 115 toneladas de café, laranja, feijão, soja, milho e sorgo. A área plantada nos mais de 20 mil hectares tem o monitoramento do Departamento de Meio Ambiente, garantindo assim a preservação das nascentes, o reflorestamento das áreas degrada-das e 100% de certificação das propriedades no que tange às exigências do licenciamento ambiental.
Com um faturamento de R$ 72 milhões por ano, a Cooperativa responde por mais de 70% da movimen-tação econômica do município, o que garante retor-no aos seus oito mil habitantes e emprego a mais de mil trabalhadores.
Cooperativa Agropecuária da Região
do Piratinga (Coopertinga) (38) 3647-1245 / 3647-1335 - www.coopertinga.com.br
A quantidade de crianças envolvidas cresce a cada ano. Desde o seu lançamento, o projeto já alcan-çou mais de 30 mil estudantes do ensino funda-mental. Além disso, o Projeto já registra cases de
sucesso como a Escola Municipal Professor Sérgio de Oliveira Marquez, que hoje faz apresentações no Teatro Municipal da cidade e arrecada recursos com a bilheteria para mantê-lo na escola.
Ao traduzir tudo isso em artes (teatro e desenho), a Calu contribui para despertar e valorizar o ar-tista que existe em cada um dos alunos. O resga-te da consciência crítica de que eles pertencem a uma sociedade que foi construída com o suor de pessoas simples, que deixaram um importante le-gado para a atual geração, torna-se, então, uma lição da vida.
Cooperativa Agropecuária de Uberlândia (Calu) (34) 3233-6004 www.calu.com.br
This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »