Page 107 - anuario_2009

This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

107 Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2009

infantil

Dia Internacional do Cooperativismo

As cooperativas de Minas se preocupam com as co-munidades onde estão inseridas e desenvolvem uma série de ações sociais que comprovam seu papel como agentes de transformação. Campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, investimentos em educação e cultura e apoio a entidades que pro-movem o bem-estar são algumas das ações desen-volvidas pelas cooperativas que enviaram as infor-mações de seus Balanços Sociais, sempre tendo em vista a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Entre os exemplos, está a Cooperouro (Cooperati-va de Consumo dos Moradores da Região Inconfi-dentes). No ano passado, a cooperativa promoveu a oitava edição da Festa da Criança, que reuniu cerca de duas mil pessoas e trabalhou o tema “sus-tentabilidade” por meio de oficinas; a segunda Gincana Cooperouro, quando mais de oito tone-ladas de materiais recicláveis foram recolhidas e doadas para uma entidade voltada para a prote-ção do meio ambiente e para a reinserção social de dependentes químicos; e a campanha Natal da Solidariedade, que arrecadou alimentos, roupas, brinquedos e materiais escolares.

Cooperativismo: a responsabilidade social faz parte desse negócio

O Sicoob Credmalhas (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Comerciantes de Confecções do Vestuário de Monte Sião do Estado de MG) também demonstra seu comprometimento com a sociedade. Realizou investimentos em segurança pública com a aquisição de um veículo e outros equipamentos para a Polícia Militar e Civil; doou aparelhos de fisiotera-pia e cadeiras de rodas para uma clínica que aten-de aos cidadãos de terceira idade; apoiou peças de teatro; investiu em esportes por meio de patrocínio a um clube da cidade; e promoveu campanha para ajudar as vítimas das enchentes de Santa Catarina.

Em 2008, o Sicoob Coopemg (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Militares, Polícia Civil e da Secretaria de Educação do Esta-do de Minas Gerais) promoveu encontros regionais para difundir a cultura cooperativista por meio do

projeto “Educar para Cooperar”; apoiou a realiza-ção da XVII Fencon – Feira do Conhecimento e da IV Mostra de Artes Plásticas da PMMG, exposição que reuniu obras produzidas por Policiais Militares e seus dependentes; além de firmar parceria com a AFAS – Associação Feminina de Assistência Social, cujo objetivo é criar oportunidades de primeiro em-prego para adolescentes.

De forma similar, os médicos da Unimed Uberaba participaram do McDia Feliz, evento cuja renda foi destinada a uma instituição de apoio a crianças com câncer. A cooperativa também desenvolveu o proje-to “Voluntários da Alegria” para entreter e alegrar os pacientes internados em hospitais, e uma campanha antitabagismo, com o objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre os malefícios do cigarro.

Já a Coolvam (Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri) e o Sicoob Carlos Chagas (Cooperativa de Crédito do Nordeste de Minas Gerais) se uniram para realizar o Projeto de Educação Ambiental “RE-CICLE: Essa ideia vai mudar o mundo”, que contou com visita a uma estação de tratamento de efluen-tes, exposição de cartazes, uma entrevista em rá-dio para divulgação e conscientização do projeto e uma blitz educativa. A iniciativa teve a participação e apoio de escolas públicas e particulares da cida-de de Carlos Chagas, da Secretaria Municipal de Educação, do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e das Mulheres Cooperativistas de Carlos Chagas.

Page 107 - anuario_2009

This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »