Page 90 - anuario_2008

This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

90 Anuário do Cooperativismo Mineiro . Maiores Cooperativas de Minas Gerais . Ano 2008

rativas eliminam ativos e até postos de trabalho concorrentes, criando uma única estrutura. Há ganho de escala de operações, efciência e racio-nalização de processos. Com a aglutinação, as cooperativas deixam de competir pelos mesmos associados de uma mesma região e passam a ser mais competitivas”. Para Schriver é importante as cooperativas trabalharem conjuntamente para poderem agir de forma fortalecida contra outros interesses privados, gerando mais renda e valor para seus associados.

Em setembro de 2007, foi anunciada em Belo Horizonte a aglutinação entre a Credicom e a Unicred-BH, marcando o surgimento da maior cooperativa de crédito da área de saúde do Brasil - o Sicoob Credicom. As duas ins-tituições atuavam na capital mineira há mais de 10 anos e se uniram para se tornarem mais competitivas frente ao setor bancário. O vice-presidente do Sicoob Credicom, Dr. Reginaldo Teófanes, confrmou que com a incorporação todos ganharam. “A cooperativa fcou mais sólida, conseguimos melhores condições de atendimento ao cooperado, ganhando escala e reduzindo custos”.

No início deste ano, a Unicred Triângulo Mineiro uniu-se à Unicred Circuito das Águas, formando a Unicred Mineira. No mesmo período

foi concluída a união da Unicred Pouso Alegre, Varginha e Três Pontas, agora conhecidas como Unicred Sul de Minas. Em agosto de 2008 foi anunciada a criação da Cooperativa de Econo-mia e Crédito dos Comerciantes do Centro-Oeste Mineiro – Sicoob Centro Oeste, fruto da união entre a Itacred e a Formicred. Na mesma linha, a Unicred Viçosa incorporou a Unicred Leopoldina com o intuito de somar esforços em benefício do cooperado e do sucesso institucional.

Uma das alternativas apontadas mundial-mente para atender a um mercado cada vez mais competitivo tem sido trabalhar em conjunto. E, nesse sentido, a aglutinação se mostra como uma saída para o enfrentamento dos múltiplos desa-fos conjunturais do segmento cooperativista, em todos os ramos, para o fortalecimento do sistema brasileiro. Neste novo cenário ganha a coope-rativa, os cooperados e todo o Sistema coopera-tivista, pois há a otimização administrativa e os negócios têm um impulso signifcativo, já que a base associada aumenta.

O Sistema Ocemg/Sescoop-MG promove ati-vidades de orientação sobre a iniciativa e apóia manifestações dessa natureza para que as coo-perativas sejam elevadas, cada vez mais, a po-sições de destaque e liderança nos mercados em que atuam.

Page 90 - anuario_2008

This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »