Page 82 - anuario_2008

This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

82 Anuário do Cooperativismo Mineiro . Maiores Cooperativas de Minas Gerais . Ano 2008

A riqueza do cooperativismo mineiro

Márcio Lopes de Freitas Presidente do Sistema OCB

Exemplo de desenvolvimento para todo o País, o cooperativismo mineiro mostra sua conso-lidação e ratifca sua importância e participação na economia regional e também brasileira. Tal força e representatividade retratam um espírito empreendedor, característica marcante da cultura e história de Minas Gerais, e fator determinante para a maturidade que hoje apresenta o coope-rativismo do estado. É a herança de um caminho de busca pela democracia e pela constituição de uma sociedade calcada em valores de igualdade e solidariedade, característicos da prática da co-operação.

Indicadores numéricos tornam evidentes a concretização e conquista desse espaço. Represen-tado atualmente por 820 cooperativas, ocupando a

quarta posição entre os estados brasileiros quanto à presença de organizações dessa natureza, o se-tor responde por 7% de toda a riqueza gerada no estado. Mais que isso, congrega diretamente qua-se 925 mil associados, com a geração de 28 mil empregos diretos, mobilizando praticamente três milhões de pessoas. É a força do cooperativismo mineiro apresentada quantitativamente e exem-plifcada ainda no registro de sua participação nas exportações do setor, que chegou, no último ano, a um total de US$ 357 milhões.

Os números confrmam a importância de ter no comando um líder conhecedor e defensor dos princípios direcionadores dessa flosofa. Ronal-do Scucato, com sua gestão alicerçada nos valo-res do cooperativismo e no crescimento do setor, tem, com certeza, papel e participação funda-mentais para a construção dessa realidade. São dados que confrmam o resultado de uma linha de trabalho voltada para a profssionalização do negócio, focada em ações como o investimento em capital humano e agregação de valor aos ser-viços e produtos disponibilizados no mercado. A expressividade do cooperativismo mineiro se faz presente em doze ramos de atividade econô-mica nos quais atua o setor no estado, tendo cada um deles suas particularidades e diferentes graus de desenvolvimento. Processo este que caracteriza a diversidade do Sistema Cooperativista Brasileiro e sua capacidade de proporcionar a união e convi-vência pacífca das diferenças na busca constan-te por melhores resultados, contribuindo para se chegar a um desenvolvimento sustentável. O território mineiro é o espelho da hetero-geneidade brasileira. Sua dimensão geográfca e fronteiras culturais refetem um intercâmbio de experiências que fazem tão ricos o povo e o cooperativismo de Minas Gerias.

Divulgação OCB

Page 82 - anuario_2008

This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »