This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »4 Anuário do Cooperativismo Mineiro . Maiores Cooperativas de Minas Gerais . Ano 2008
As Cooperativas: valores e princípios
A cooperativa como meio de sobreviver à crise
Os valores A cooperativa
Na Inglaterra, na época da Revolução Indus-trial, existiam muitas fábricas cheias de operários carregados de problemas e necessidades, pois en-quanto as fábricas prosperavam, os operários vi-viam quase na miséria: muitas horas de trabalho, salário muito baixo, desemprego, fome, etc. Em meio a todos estes problemas, alguns operários resolveram se reunir para procurar uma solução e sentiram que só através da cooperação pode-riam sobreviver à crise. Através da União de 28 tecelões (operários), foi criado um pequeno ar-mazém cooperativo de consumo: a “Sociedade dos Equitativos Pioneiros de Rochdale”.
Ali foi lançada a semente do Cooperativis-mo, em Rochdale, 1844.
Os princípios cooperativos são as linhas orientadoras através das quais as cooperativas levam os seus valores a prática e são:
Princípios cooperativos
Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satis-fazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.
As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperati-vas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocu-pação pelo seu semelhante.
SXC
This is a SEO version of anuario_2008. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »