This is a SEO version of anuario_2007. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »96 ANUÁRIO DO COOPERATIVISMO MINEIRO - MAIORES COOPERATIVAS DE MINAS GERAIS - ANO 2007
Uma opção rentável
Cooperativa de trabalho confrma perspectiva de melhores resultados através do associativismo
Há 13 anos um grupo de profssionais empre-endedores e com os princípios do cooperativismo nas veias fundou a Cooperativa de Tecnologia Organizacio-nal (Coopertec). Pioneira em Minas Gerais no ramo de trabalho, a entidade presta serviços de consultoria em diversas áreas como cooperativismo, diagnóstico e pla-nejamento organizacional, gestão ambiental e educacio-nal, entre outros, para clientes de todo o Brasil. Esta foi uma opção feita pelos diversos cooperados da institui-ção que vislumbraramnesse empreendimento melhores condições de trabalho e maior rentabilidade para todos. Para o presidente da Coopertec, João Batista Lima, se for feito um estudo sobre os motivos que levam as pessoas a aderirem ao sistema, possivelmente a conclusão será a de que muitos fazem a escolha pelo trabalho associativo, por considerá-lo a melhor alternativa. Outros mostram uma posição flosófca para a adesão e consideram o co-operativismo como uma opção de vida.
Pensando assim, no cooperativismo como op-ção de vida que gera rentabilidade, a Coopertec cada vez mais consolida resultados de expansão: recebe cer-ca 60 associados por ano e de 20 a 30 novos clientes no mesmo período. Conta com mais de 1.000 cooperados em seu quadro, com experiência em diversas áreas de conhecimento, sendo que mais de 95% tem curso su-perior e 50% são pós-graduados. Contribuindo para o desenvolvimento das empresas e organizações através do cooperativismo, a Coopertec é mais um exemplo de associativismo que traz rentabilidade e oportunidade de trabalho para profssionais que vêm nessa flosofa o ca-minho para a sustentabilidade.
A escolha pelo cooperativismo tem sido uma al-ternativa encontrada pelos profssionais de vá-rios segmentos para obter trabalho e renda. Esse é um dos resultados do novo perfl apresenta-do pela economia nos últimos anos, segundo o qual a competição exacerbada, as novas tecno-logias, entre outros fatores, reduziram os postos de trabalho com carteira assinada, empurrando um grande contingente de trabalhadores para a marginalização. Nesse contexto, organizar-se em cooperativas tem sido uma forma de retorno ao mercado de trabalho e de inclusão social.
This is a SEO version of anuario_2007. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »