This is a SEO version of anuario_2007. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »91 ANUÁRIO DO COOPERATIVISMO MINEIRO - MAIORES COOPERATIVAS DE MINAS GERAIS - ANO 2007
Desde 2006, o Sistema Ocemg/Sescoop-MG desenvolve, em parceria com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado da Educação, o Pro-grama de Educação Cooperativista – uma iniciativa que inclui ao currículo das escolas de ensino médio da rede pública estadual conteúdos e atividades ligadas ao cooperativismo. O programa, que tem sido elogia-do em todo o Estado, anuncia uma nova concepção de educação voltada para a inclusão sócio-econômica e à sustentabilidade.
O projeto já foi implantado em 17 Superinten-dências Regionais de Ensino, que agregam um total de 18 municípios nas regiões: Norte de Minas, Vale do Mucuri, Vale do Jequitinhonha, Estrada Real e Metro-politana de Belo Horizonte. Ao todo, mais de 19 mil alunos já passaram por essa inovadora experiência curricular, em 18 escolas da rede pública estadual, en-volvendo 759 professores. A expectativa agora é de que o programa seja ampliado ainda neste ano para outros municípios mineiros.
Com uma metodologia que aborda no primei-ro módulo os princípios flosófcos e humanísticos da cooperação e do cooperativismo e, em um segundo momento, a simulação das atividades de uma coope-
rativa, o programa oferece aos alunos orientação em relação a planos de negócios, gestão estratégica e li-derança, desenvolvendo valores de intercooperação e sustentabilidade. A educação cooperativista caracteri-za-se, portanto, como mais uma ação interdisciplinar que busca abrir caminhos para o mercado de trabalho dos jovens, visando maior sustentabilidade econômi-ca.
De acordo com a análise dos resultados desta iniciativa pioneira no Brasil, a aceitação do programa foi considerada excelente pelas escolas e comunidades participantes. Depoimentos confrmam que os conte-údos do projeto tem auxiliado os alunos em aspectos como solidariedade, justiça, espírito de companheiris-mo, respeito mútuo e trabalhos em equipe. A maior integração entre os alunos, professores e comunidade e a melhora da auto-estima dos participantes também são resultados do programa.
O projeto foi implantado inicialmente nas se-guintes cidades: Almenara, Araçuaí, Conselheiro La-faiete, Curvelo, Capelinha, Governador Valadares, Gua-nhães, Janaúba, Januária, Santa Bárbara, Contagem, Montes Claros, Ouro Preto, Paracatu, Pirapora, São João Del Rei, Tiradentes e Teóflo Otoni.
Educação para o trabalho
Sistema Ocemg/Sescoop-MG investe na educação para alcançar sustentabilidade sócio-econômica
This is a SEO version of anuario_2007. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »