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88 ANUÁRIO DO COOPERATIVISMO MINEIRO - MAIORES COOPERATIVAS DE MINAS GERAIS - ANO 2007

Frutos da Intercooperação

Projeto destaca Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas como Cooperativa do Ano

A procura por fornecedores de folhosas na região do Vale do Aço fez com que a Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas (Cônsul), de Ipatinga, desse início a um processo de intercoopera-ção com a Cooperativa dos Produtores de Hortícolas (Cooperhorta), da cidade de Caratinga. Com a parceria, a Cooperativa de Consumo pôde oferecer diariamente a seus associados folhosas sempre novas, saudáveis e de alta qualidade. Além disso, contribuiu diretamente para fxação e sobrevivência no campo de 30 famílias cooperadas da Cooperhorta, com seus 150 colabora-dores, aumentando o mercado de trabalho dessa enti-dade.

Hoje, a Consul compra mensalmente cerca de R$ 26 mil em folhosas produzidas pela Cooperhorta, o que corresponde a 50% de toda a sua produção. A Cooperhorta se consolidou com o processo intercoo-perativo, gerando uma renda familiar muito superior à média da região. Trabalha atenta às tendências e ne-cessidades do mercado como a implantação de novas técnicas de plantio, livres de agrotóxicos.

Aos 44 anos, a Consul é referência no segmen-

to de supermercado na região do Vale do Aço. Com 47.106 associados, possui duas lojas em pontos estra-tégicos da cidade de Ipatinga e um hipermercado no shopping Vale do Aço. Gera 495 empregos diretos e há mais de cinco anos é considerada a maior cooperativa de consumo do Estado e uma das maiores do Brasil.  A iniciativa entre essas duas cooperativas ren-deu à Consul o Prêmio Cooperativa do Ano – 2007, na categoria Consumo, pela realização do projeto “Benefícios da intercooperação: a Consul viabilizou a Cooperhorta”. Com o projeto a Consul ofereceu aos produtores hortículas expansão de suas atividades e à sociedade melhor qualidade alimentícia. A premia-ção é uma realização da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e do Serviço Nacional de Aprendiza-gem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a revista Globo Rural e patrocínio do Banco do Brasil, que tem como objetivo identifcar e divulgar inicia-tivas de sucesso ligadas ao setor rural desenvolvidas por cooperativas. O projeto promoveu inclusão social e permitiu aos agricultores da localidade permanecer no campo com qualidade de vida.

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