This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Dia de Cooperar 2010
Sistema Ocemg/Sescoop-MG 69
As ações do Dia C possibilitam, entre outras percep-ções, que as pessoas visualizem e compreendam os problemas socioeconômicos que afetam uma comu-nidade, oferecendo a oportunidade de contribuir para que todos tenham uma vida melhor.
O projeto Montagem de uma Ofcina de Artesanato para a Casa de Passagem de Janaúba, da Cooperativa dos Fruticultores do Vale do Verde Grande (Frutvale), em Ja-naúba, veio ao encontro desse propósito ao colaborar para dar uma nova perspectiva profssional às meninas que vivem na instituição.
A iniciativa realizada no Norte de Minas apontou novos caminhos para as internas, que residem por um período de até seis meses no local e durante esse tempo realizam várias atividades como intuito de ter uma profssão.
Aprendizado para toda a vida
Com a compra demateriais como linhas, agulhas, tintas e tecidos foi possível montar a ofcina de artesanato e, com isso, gerar benefícios para as meninas que moram atualmente na casa e para as futuras também.
Para a Frutvale, a importância do projeto está na pro-posta dos voluntários de dar oportunidade a quem precisa para, por meio de seu próprio esforço e dedica-ção, buscar novos caminhos.
Reciclar amentalidade para o exercício da cidadania. Esse é um importante ponto de partida para a reciclagem ex-terna de materiais que degradam o meio ambiente. Aliar essa visão ao incentivo à cultura por meio da poesia foi o que fez a Cooperativa de Crédito Rural do Alto São Fran-cisco (Sicoob Credialto) na cidade de Piumhí.
A ideia do projeto PET e Poesia foi mobilizar a comuni-dade escolar e a equipe de colaboradores em sua orga-nização para o recolhimento de garrafas Pet nas cida-des de Piumhí, Doresópolis, Pimenta e Córrego Fundo.
PET e poesia
Mais de 7.000 alunos se envolveram no projeto e as seis melhores poesias sobre o tema “Cooperar e preservar é só começar” foram premiadas com poupanças.
As escolas quemais recolheramgarrafas e confecciona-ram os melhores trabalhos artesanais receberam duas impressoras laser. São elas: Escola Municipal Josino Alvim e Escola Estadual Pe. José Sangali.
Mais de 54.000 garrafas foram retiradas de circulação e encaminhadas para a reciclagem por meio da ONG S.O.S Água Limpa. O valor pago pelo material foi repas-sado diretamente para cada uma das escolas partici-pantes, num total de 19 estabelecimentos.
Um evento cultural fechou o Dia de Cooperar com apresentações artísticas e um sarau de poesias. Tornar a reciclagem divertida é sempre um bom caminho para o incentivo à mudança.
This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »