This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Dia de Cooperar 2010
Sistema Ocemg/Sescoop-MG 65
Fazer o bem, dar amão a quemprecisa, mostrar o caminho, doar umpoucode simesmo. Podeparecer difícil, mas nãoé.
E por amor, antes mesmo de celebrar o Dia de Coope-rar, a Unimed Poços de Caldas, no Sul de Minas, já vinha se mobilizando para dar exemplo de como pode ser fá-cil estender a mão, melhor dizendo, estender o braço e doar sangue, ou melhor, vida.
Semanas antes do Dia C, a Unimed Poços de Caldas promovia uma reunião no Hemocentro da cidade com o objetivo de proporcionar esclarecimento aos seus co-laboradores sobre a importância da doação de sangue.
Hora de doar
O trabalho de conscientização foi realizado por uma equi-pede representantes das áreas Social, RecursosHumanos, Departamento de Saúde Ocupacional e Marketing, além da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
Com o terreno preparado, o Dia de Cooperar acabou sendo uma data determinante para consolidar a ação solidária de todos por meio do projeto Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea. Foram 102 voluntários, que se dispuseram a se deslocar até o Hemocentro. Quem não conseguiu doar, agendou a doação e se cadastrou como doador de medula óssea.
Ao fnal do projeto, fcou a certeza de que campanhas como essas levam esperança às pessoas que lutam para sobreviver e, por outro lado, são também fonte de estímulo para o despertar da consciência daqueles que podem ajudar a quem precisa.
O Dia C 2010 em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, incentivou a doação de medula óssea. A iniciativa se deu através da distribuição de panfetos com informações sobre o tema “Entre para essa corrente do bem: seja umdoador de medula óssea”.
Organizado pela Cooperativa de Apoio ao Transportador Rodoviário (Coopertruck), o evento propagou informa-ções sobre a importância de doar. A medula óssea pro-duz os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou células vermelhas, responsáveis pelo transporte do oxigênio; os leucócitos ou células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo; e as plaquetas, que atuamna coagulação do sangue.
Cooperar: ato de amor
Para ser um doador é preciso ter idade entre 18 e 55 anos, boa saúde e não apresentar doenças infecciosas ou hema-tológicas. Os riscos na doação são praticamente inexistentes. Apenas 10%damedula óssea são retirados e, dentrode pou-cas semanas, a quantidade é recomposta pelo organismo.
Outra ação desenvolvida pela Coopertruck foi o projeto AjudaàCrecheComunitáriaSãoDomingos Sávio. Oobjetivo foi arrecadar alimentos nãoperecíveis, material de limpeza, higiene pessoal, roupas e brinquedos para as 50 crianças assistidas. Alémdisso, a entidade buscou sensibilizar os co-operados, colaboradores, empresas e comunidade para a doação. Para isso, a cooperativa contoucom10voluntários.
Foram arrecadados pacotes de fraldas descartáveis, de bis-coito e de arroz, peças de roupas e pares de sapatos, entre outros itens. Doações em dinheiro para a manutenção da creche e compra de alimentos também foram recebidas. Atitudes comoessas renovamas perspectivas dovoluntaria-do e ajudama construir ummundomelhor para todos.
This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »