Page 34 - publicacaodiac_2010

This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Dia de Cooperar 2010

Sistema Ocemg/Sescoop-MG 34

Doação como forma de respeito e amor ao próximo. Seguindo a cartilha do Dia de Cooperar, a Cooperati-va Central de Crédito de Minas Gerais (Sicoob Central Crediminas) decidiu arrecadar doações e praticar a conscientização social a favor da Associação dos Leu-cêmicos de Minas Gerais (Leuceminas) e Lar dos Idosos Nossa Senhora de Lourdes.

A ação teve a participação de 124 voluntários e benef-ciou 450 pessoas, por intermédio do projeto Doe Tudo Sicoob. As instituições receberam da cooperativa, em parceria com a Crediminas Administradora e Corretora de Seguros (Minaseg) e a Cooperativa de Usuários de Assistência Médico-Hospitalar do Sicoob (Vivamed), calçados, peças de roupas, carrinho de bebê, alimentos e quase R$ 1.000 em dinheiro.

Gestos de solidariedade

Fundada há 17 anos, a Leuceminas, associação sem fns lucrativos, propicia total assistência a seus pacientes, oferecendo do sabonete ao medicamento, do curativo ao atendimento psicológico, quer seja em sua unidade ou no hospital onde o tratamento estiver sendo realiza-do. O instituto não possui funcionários. Todos são vo-luntários e o trabalho é executado através de serviços prestados em forma de doação.

A preocupação com os riscos do garimpo, bem como com os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas como a silicose, doença tipicamente ocupa-cional, fcaram evidentes na iniciativa da Cooperativa Regional Garimpeira de Corinto (Coopergac) no Dia de Cooperar.

Parte integrante da região do médio Rio das Velhas, na Zona do Alto São Francisco, a cidade de Corinto é co-nhecida como “A terra dos cristais”. No entanto, os pro-blemas no setor mineral são grandes, devido principal-mente às atividades informais.

Com o projeto A Silicose, a cooperativa teve a inten-ção de difundir conhecimento acerca dessa questão e

Prevenção na atividade garimpeira

orientar os trabalhadores minerais, garimpeiros, lapidá-rios, enfm, toda a cadeia produtiva e a comunidade em geral, sobre os riscos da atividade.

Com o objetivo de levar informação sobre essa doença que pode causar a morte em pouco tempo, os traba-lhadores foram submetidos a uma bateria de exames para prevenção, trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2006.

Cerca de 30 voluntários participaram das atividades que benefciaram mais de 500 pessoas. Houve pales-tras com médicos da UFMG, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Secretaria de Saúde de Corinto. Durante toda a semana do evento, foram feitas visitas às escolas estaduais Maria Amália Campos e Alencastro Guimarães e a mobilização dos alunos do Telecentro Mineral. Foi realizada ainda coleta de alimentos, doados para a Creche Casa da Criança.

” “

Page 34 - publicacaodiac_2010

This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »