Page 21 - publicacaodiac_2010

This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Dia de Cooperar 2010

Sistema Ocemg/Sescoop-MG 21

Ação conjunta

Seis cooperativas se mobilizaram solidariamente du-rante 60 dias, por meio de comitês, para realizar o Dia C no Vale do Aço. Esse foi mais um exemplo de cidadania das cooperativas de Economia e CréditoMútuo dos Ser-vidores Públicos e Trabalhadores da Rede de Ensino da Região e Colar Metropolitano doVale do Aço (Cosmipa), de Consumo dos Funcionários das Empresas Acesi-ta (Associa), de Economia e Crédito Mútuo dos Em-pregados das Empresas do Grupo Acesita (Copesita), de Consumo dos Empregados da Usiminas (Consul), de Crédito de Livre Admissão do Vale do Aço (Sicoob Vale do Aço) e da Unimed Vale do Aço.

Oobjetivo central do trabalho, na avaliação dos coorde-nadores, foi a divulgação do cooperativismo, por meio de ummovimento de cidadania com foco na responsa-bilidade social. Como resultado, foram arrecadados 300 quilos de alimentos, além de roupas e utensílios desti-nados à Casa da Esperança (Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz), que atende a 180 pessoas portadoras de necessidades especiais. A adesão das cooperativas ao projeto confrma a refexão sobre o papel de cada um como agente transformador, indispensável a uma sociedade em constante construção.

ça mobilizou 120 voluntários e ainda organizou um evento de divulgação do Dia C uma semana antes da data ofcial. A comunidade foi agraciada com serviços diversos: emissão de carteira de identidade, aferição de pressão, medição de glicose e atendimento odontoló-gico. Houve atividades recreativas, pintura facial para a criançada, distribuição de algodão doce, pipoca, além de mudas para os adultos.

Amor é doação

A Unimed Circuito das Águas de São Lourenço trans-formou por um dia a vida da comunidade local, pro-porcionando aos moradores um grande exemplo de cooperativismo durante as atividades do Dia C.

Tratou-se do projeto Ação Global de Solidariedade. O evento, realizado na Escola Municipal Manoel Mon-teiro, atendeu a 1.000 pessoas e mobilizou mais de 200 voluntários, que primaram pela disseminação do movi-mento cooperativista.

As crianças puderam acompanhar peças teatrais, como “Mariana, a Florzinha”, organizada e interpretada por colaboradores da Unimed Circuito das Águas. O propósito era transmitir uma mensagem de esperança e autoestima. Houve também apresentação de teatro com marionetes, palestras educativas, futebol, ofcinas de desenho, dicas de saúde, distribuição de brindes e lanches, pintura de rosto, exames clínicos de glicemia, antropométricos e acuidade visual, entre outros.

Quem também marcou presença no evento foram os soldadosdaCompanhiaTirodeGuerradeSãoLourenço, que participaram pela segunda vez da mobilização. Os militares ajudaram a organizar a recreação infantil e informaram, aos presentes, sobre o papel das Forças Armadas, além de fazer uma apresentação de luta com baionetas.

Page 21 - publicacaodiac_2010

This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »