This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Dia de Cooperar 2010
Sistema Ocemg/Sescoop-MG 14
Doação de medula para salvar vidas
A vida em primeiro lugar. Com esse pensamento, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Poder Judiciário da União e MPU em Minas Gerais (Coopjus) participou intensamente das atividades do Dia C, em Belo Horizonte, com o projeto Campanha de Cadastro de Doadores Voluntários de Me-dula Óssea.
A iniciativa teve como fnalidade conscientizar a popu-lação sobre a importância da doação de medula óssea, bem como ampliar o cadastro nacional de doadores.
Foram ao todo 305 voluntários na ação, que teve dura-ção de dois dias e como benefciários os portadores de leucemia e outras doenças do sangue.
“Não é possível calcular o número de pessoas benef-ciadas com essa atitude, pois a chance de um doador
ser compatível com um portador de leucemia ou de doença do sangue no Brasil é de 1 em 100.000; já a chance de ser compatível com alguém fora do Brasil é de 1 em 1.000.000. Com a campanha, aumentamos, na verdade, a possibilidade de compatibilidade”, afrma a coordenadora do projeto na Coopjus, Aretusa Rocha.
O principal resultado da ação foi o aumento do número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores e Medula Óssea (Redome) que se volunta-riam a doar medula para pacientes que precisamde um transplante para sobreviver. Cooperação
Solidariedade - essa foi a palavra que embalou mais de 265 colaboradores da Cooperativa de Produção Agropecuária de Luz (Copagro) e da Cooperativa de Crédito de Luz (Sicoob Crediluz). Todos se uniram para organizar o projeto Buscar a União para Alcan-çar o Desenvolvimento. As cooperativas trabalharam durante 90 dias na elaboração de uma programação para os moradores daquela cidade. O resultado foi uma ação com diversas atividades de cultura, lazer e saúde, além da difusão dos valores do cooperativismo.
Cerca de 150 famílias de cinco instituições sociais fo-ram benefciadas. Eles participaram das ações do Dia C na praça central, que ofereceu programação extensa para adultos, crianças e jovens. Todos puderam aferir a pressão arterial e medir o Índice de Massa Corporal (IMC). Também receberamdicas de saúde e sobre higie-ne bucal, com direito a pias coletivas para escovação.
As crianças se deliciaram com algodão doce e se diver-tiram com brincadeiras de roda lideradas por palhaços, apresentação teatral e brinquedos infáveis. O incentivo à leitura também estava entre os objetivos da ação. Os voluntários ainda arrecadaram alimentos, brinquedos, roupas e fraldas, que foram doados às entidades selecionadas.
Os voluntários avaliaram a solidariedade como prova de amor ao próximo, concluindo que os atos simples são extremamente gratifcantes.
Ações realizadas pelas cooperativas
This is a SEO version of publicacaodiac_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »