Page 72 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

72

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

História de Amor

O sétimo mandamento do voluntariado ensina que cada pessoa tem o seu jeito de ser voluntá-ria. É a soma das diferentes maneiras de exer-cer o voluntariado que torna o ato mais rico. Com essa lição na ponta da língua, a equipe da Unimed Barbacena mobilizou esforços para levar saúde e alegria às 29 internas do Lar das Velhinhas. A brincadeira começou com a forma-ção de uma grande roda, onde idosas e voluntá-rios se apresentavam, de forma descontraída, à medida que eram fagrados com a bola na mão, nos intervalos da música. Nos olhares e sorri-sos, a mensagem de que cada um era importan-te demais e fazia parte de um todo. Nesse dia, ninguém se sentiu só.

As jovens senhoras se esbaldaram nas sessões de maquiagem, cabelo e unhas, dançaram no bai-le sertanejo e ganharam brindes ao se apresen-tarem no karaokê. Outra mostra de jovialidade

ocorreu na atividade de alongamento e ginástica. E que emoção foi participar dos subgrupos, onde as vovós contavam suas histó-rias, relembravam fatos da juventude e riam muito! Os próprios colaboradores da Unimed fzeram o almoço, aferiram a pressão arterial e glicemia capilar, doaram fraldas geriátricas e distribu-

íram presentes no fnal da festa. Outros dois asilos de Barbacena – Lar Frederico Ozanan e Casa do Velho Amigo, ganharam algumas das 2.747 fraldas geriátricas arrecadadas. E a equipe de 38 volun-tários ganhou a paz daqueles que atuam como anjos na vida de alguém, além de muitas histórias de amor para contar.

O calor da solidariedade

Cooperar é unir-se a outras pessoas para enfrentar conjunta-mente situações adversas, para transformá-las em situação de bem-estar econômico e social.

Em São Vicente de Minas, no sul do Estado, os cooperados da Coo-perativa de Crédito Rural de São Vicente de Minas (Sicoob Credisavi) encontraram um meio de transportar para a prática esse conceito. Afnal, uma das condições mais adversas enfrentadas pela população carente é o frio daquela região. Então, em pleno verão, não houve dúvidas em se arrecadar uma boa quantidade de agasalhos que dei-xarão o próximo inverno mais quente para dezenas de pessoas. Entendendo o apelo do Dia C, comerciantes, associados e toda a sociedade contribuíram não só com roupas de frio, mas tam-bém com alimentos, livros, brinquedos, que foram entregues às pessoas mais necessitadas das cidades de São Vicente de Minas, Minduri, Andrelândia e Cruzília, onde atua a Cooperativa. Nos corações dessas pessoas, acendeu-se a chama da gra-tidão. E ela gera um calor humano que vai permanecer para sempre aquecendo seus corações.

Page 72 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »