Page 70 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

70

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Solidariedade e muito carinho

A hora de agir

A sabedoria hindu nos ensina que as dádivas feitas com carinho dobram de valor. “O carinho é responsável por nove-décimos de qualquer felicidade sólida e durável existente em nossas vidas.” Por que será que a cidade de Cláudio tem o sugestivo nome de Cidade-Carinho? Quem compareceu à Ofcina Solidária promo-vida pela Copermec (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Metalúrgicos de Cláudio) com diversas parcerias entendeu

“Aquecimento do planeta, desigualdade social, violência nas cidades, desordem no país. Cientes de tantas difculdades para a sobrevivência nos dias de hoje, que atitude tomar por ummundo melhor? Cooperar. Eis o instrumento para a nossa luta. Por meio da cooperação, somos capazes de realizar sonhos, concretizar objetivos e, consequentemente, criar um ambiente melhor para se viver”. O texto, enviado pelo colaborador do Sicoob Nossa-credial, Virgílio Medeiros, refete o alto nível de conscientização promovido pela Cooperativa de Crédito Rural do Vale do Jequiti-nhonha (Sicoob Nossacredial), especialmente com o projeto de revitalização do rio Jequitinhonha, desenvolvido no Dia C. “Ter um dia exclusivo para o voluntariado cooperativo é precioso. É ter nas mãos a chance de contribuir e se doar, fortalecendo uma corrente de esperança. O Dia C representa o espaço do cidadão na comunidade, a hora oportuna de agir”, completa Virgílio.

Junto a ele, cerca de 500 pessoas participaram, no dia 17, da soltura de 15 mil espécies de Piau e Curi-matá nas águas do rio Jequitinhonha, em Almenara. E as ações da Cooperativa não fcarão restritas a esse primeiro peixamento. Em parceria com a Polícia Mili-tar Ambiental e a Colônia de Pescadores Z13, o Sicoob Nossacredial continua o trabalho de preservação da fora e da fauna nativas e conservação da margem do rio. À Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais) fcou determinada a tarefa de enviar mudas nativas para o reforestamento das nascentes

perfeitamente a razão. “A proposta dessa instituição coopera-tivista alçou vôo nas dimensões do querer bem a todos aqueles que, impedidos por esse ou aquele motivo, se viram benefcia-dos pelos serviços de titularidade pessoal cartorial, ginástica holística e de academia, captação de doadores de sangue, den-tre outras prestações de serviço. Isso sem falar nas gostosas e lúdicas brincadeiras dedicadas à Semana da Criança”, sublinha a advogada voluntária Margareth Pinheiro.

O fato é que, a exemplo da Copermec, a população da Cidade-Carinho sempre se mobiliza em ações voluntárias para ajudar ao próximo. Nada menos que 180 pessoas contribuíram fnanceira-mente para a realização da Ofcina Solidária. Clubes de serviço, Polícia Civil, academia de ginástica, empresa odontológica, Co-pasa, todos os parceiros se desdobraram para oferecer o melhor as cerca de 1.000 pessoas benefciadas pelos serviços gratuitos. A Unimed Divinópolis marcou presença com um estande, uma ambulância e equipe de profssionais que realizou testes de gli-cose, aferição da pressão arterial e prestou informações diver-sas à população. Tudo, é claro, com muito carinho, “o óleo que lubrifca as engrenagens da vida”.

do Jequitinhonha, além de elaborar um projeto para a sua conservação permanente. E as comunidades conscientizadas por meio de ações nas escolas, palestras, passeatas e concen-trações, comprometeram-se a fscalizar para inibir ações de desmatamento e pesca predatória.

Além disso, o Sicoob Nossacredial doou os equipamentos para a instalação do primeiro frigorífco de peixe no Vale do Jequi-tinhonha. Além de mobilizar a sociedade para salvar o mal-tratado rio, a ideia é torná-lo econômica e sustentavelmente explorável, por meio da pesca comercial, demanda urgente da Colônia de Pescadores. Assim, a “artéria fuvial que sacia o seu povo e batiza a própria região”, na defnição de Virgílio Medei-ros, torna-se também um símbolo da força da cooperação. Um convite ao voluntariado cooperativo em prol da preservação ambiental. Em prol do futuro.

Page 70 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »