Page 68 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

68

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Diferentes e especiais

Quanto talento, alegria, inteligência e vontade de viver po-dem estar escondidos nas limitações dos portadores de defci-ência física ou mental? Para as 600 pessoas que compareceram ao estacionamento do Shopping do Vale do Aço, no dia 16 de outubro, o espetáculo de rara beleza proporcionado pelo Circo da Esperança será, por muito tempo, uma lembrança emocio-nante. Uma lembrança de superação e solidariedade, que ali-menta a esperança de que tudo é possível quando o sentimen-to social toca o coração das pessoas.

O espetáculo foi promovido pela Cooperativa de Consumo dos Empregados da Usiminas (Consul), como parte do projeto do Dia de Cooperar. A ideia era dar visibilidade ao trabalho da Casa da Esperança, que acolhe 177 pessoas com defciên-cias físico-mentais. Integradas a outros artistas circenses, irra-diando entusiasmo e alegria, elas emocionaram o público nas apresentações de dança, acrobacia, coreografa e palhaçadas, mostrando que são realmente diferentes e especiais. A festa continuou no dia seguinte, quando diretores, fun-cionários, associados da Consul e voluntários passaram o sábado na Casa da Esperança, em um mutirão de obras físi-cas e sociais. Enquanto alguns cuidavam da pintura de pa-redes, janelas, teto e portas, outros realizavam consertos em móveis e instalações. Os voluntários também tiveram participação direta na preparação de um almoço especial e na confecção de um enorme bolo, em comemoração ao Dia C. No pátio, serviram pipoca, ajudaram na alimentação das

pessoas incapazes, promoveram cortes de cabelo, fzeram barba nos internos e brincaram com as crianças de todas as idades.

Com emoção, o presidente da Cooperativa e coordenador do projeto, Matusalém Dias Sampaio, destaca que os objetivos do Dia C foram plenamente alcançados em Ipatinga, sobretudo pelo envolvimento das pessoas nas atividades, o que desper-tou nelas o verdadeiro sentido de cooperação e de doação. A Casa da Esperança ganhou uma melhoria signifcativa em suas instalações, além de alimentos, materiais de limpeza e higiene arrecadados na campanha desenvolvida pela Consul. E o coração de cada voluntário se enriqueceu com essa demons-tração do mais puro amor no cooperativismo.

Responsabilidade social

A ação social desenvolvida pela Cooperativa de Trabalho Mé-dico de Santa Luzia (Luzicoop), intitulada “Faça uma Criança Feliz”, lembra uma mensagem do genial Charles Chaplin. Se-gundo ele, “cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, mas não nos deixa só, porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso”. O dia de lazer, brincadeiras e gostosuras promovido para as 128 crianças do Instituto São Jerônimo foi marcante e enriquecedor para todos os envolvidos. Durante a festa, foram entregues os donativos arrecadados em uma campanha, que contou com a parceria da Escola Municipal Modestino Gonçalves, Escola Maxi-mus e Centro de Formação Profssional Divina Providência. Um verdadeiro trabalho em equipe, que deixou plantada uma fértil semente e a constatação de que o exercício da solidariedade é

uma boa maneira de contribuir para a solução dos problemas sociais enfrentados pela maioria da população.

Page 68 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »