Page 38 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

38

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

“Tudo quanto fere a terra fere também os flhos da terra”

A destinação do lixo na zona rural não deixa muito espa-ço para a poesia. Trata-se de um problema grave na maioria dos municípios brasileiros, onde muitas comunidades se veem abandonadas à própria sorte, devido à escassez de recursos ou à desatenção dos órgãos públicos. Em Ponte Nova, a situa-ção não é diferente. Na comunidade do Cedro, por exemplo, o tradicional destino do lixo era a queimada dentro das proprie-dades ou em frente ao posto de saúde, prática que causava graves prejuízos ao meio ambiente, à saúde e à qualidade de vida dos moradores.

Unir esforços para tentar reverter essa situação foi o desafo traçado pela Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana da Zona da Mata (Sicoob Copercredi), na Campanha do Dia C. O trabalho começou no mês de setembro, em parceria com a associação comunitária do Cedro, com o desenvolvimento de uma campanha de conscientização dos agricultores e familiares sobre a importância de organização da coleta seletiva e recicla-

Cooperar, um ato de amor

Em tempos de capitalismo exacerbado, a solidariedade encon-tra signifcado nas pequenas atitudes que se traduzem em um bem imenso. Para evidenciar a afrmativa, a Cooperativa de Crédito de Formiga (Sicoob Credifor) mobilizou diretores e funcionários da matriz e de suas cinco fliais, na organização de um grande movimento social para atender a população de baixa renda e pro-porcionar aos formiguenses momentos de lazer e acesso a serviços gratuitos. Para o sucesso do empreendimento, que benefciou cer-ca de 700 pessoas, foi fundamental a parceria com o Centro Uni-versitário de Formiga (Unifor-MG), a Prefeitura Municipal, Colégio Santa Teresinha, Salões Márcia e Hair Fashion.

Alunos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Ci-ências Contábeis e Medicina Veterinária participaram efetiva-mente das ações, que envolveram impressão de currículos com foto, agenciamento de empregos, atendimento odontológico, assessoria jurídica e veterinária, cortes de cabelo, teste de glicemia capilar, avaliação de pressão arterial, apresentações artísticas, brincadeiras e ofcina de artes. Brinquedos arreca-

dados foram doados a instituições flantrópicas de Formiga e Piumhi. “Foi muito prazeroso contribuir com a comunidade, pois sabemos que tudo que damos nos é retornado em forma de graças e que ajudar o próximo é bom demais”, destaca a co-ordenadora do projeto, Rena-ta Pinheiro, na expectativa de que novos “Dias Cs” sejam rea-lizados. Como outros voluntá-rios, ela sentiu de perto que “a felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividida”.

gem do lixo, em um trabalho que, bem desenvol-vido, promoveria geração de renda, melhoria da saúde e preservação do meio ambiente.

A ideia ganhou a adesão de parceiros como a Prefeitura Municipal de Ponte Nova, a Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, Samarco Minerado-ra, Emater, CMDRS, Escola Municipal Joaquim Pi-menta e a imprensa local. A grande mobilização do Dia C, no Centro Comunitário do Cedro, contou com a presença de autoridades municipais, que se comprometeram a implantar projetos de coleta seletiva de lixo na zona rural e fecharam parce-rias com as entidades envolvidas para que a ação se tornasse um marco na zona rural e se espalhasse por outras localidades. A poesia voltou a ganhar espaço, na visão de que viver bem, às vezes, é só uma questão de recomeçar, reaprender, reciclar. Uma consciência compartilhada pelos mais de 300 partici-pantes do evento, marcado por palestras educativas, apresen-tação de artesanato com material reciclável feito pelas crian-ças, confraternização festiva e uma caminhada pela praça central da comunidade, verifcando os problemas provocados pela falta de destinação adequada do lixo da zona rural. No fnal do encontro, a certeza de que o Dia C abriu caminho para que toda a zona rural de Ponte Nova se organizasse quanto ao lixo, com uma verdadeira consciência cidadã e a expectativa de que, com o apoio das parcerias frmadas, o exemplo seja seguido pelas associações comunitárias da região, fazendo a diferença na vida dos agricultores familiares, agora parceiros do meio ambiente para uma vida saudável.

Page 38 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »