Page 36 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

36

Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG

Cooperação pela Vida

Gincana da Cooperação: nota dez em solidariedade

Em Carlos Chagas, as três cooperativas locais en-tenderam que, para colocar em prática o incentivo ao voluntariado proposto pelo Dia C, teriam que co-meçar já de antemão se unindo para trabalhar em conjunto. Foi assim que a Cooperativa de Laticínios do Vale do Mucuri (Coolvam), Cooperativa de Crédito do Nordeste de Minas Gerais (Sicoob Carlos Chagas) e a Cooperativa Educacional de Carlos Chagas (Cooedu-car) elaboraram um amplo calendário de atividades, que acabou por envolver toda a população, incluindo a da zona rural do município. Com o apoio da Prefei-tura e da Polícia Militar, foi possível transportar os moradores do campo, que participaram intensamente das atividades. Vinte ações foram colocadas em práti-ca, benefciando cerca de 1.000 pessoas.

Duzentos voluntários diretos, além de inúmeros par-ticipantes da comunidade, trabalharam sob a coorde-

nação do grupo de Mulheres Cooperativistas de Carlos Chagas. E elas não deixaram por menos. Em vários locais da cidade, aconteceram palestras, ofcinas de material reciclável, aten-dimento itinerante Cemig na Praça, apresentação de bandas, carreata, passeio ciclístico, plantio de 150 mudas em um bairro onde não havia uma única árvore, assistência jurídica gratuita,

Em que país e ano surgiu a primeira cooperativa do mun-do? Esta foi uma das perguntas feitas às equipes que parti-ciparam da Gincana promovida pela Credialto – Cooperativa de Crédito Rural do Alto São Francisco. A pronta resposta veio de um dos estudantes das escolas públicas de ensino médio da região, mostrando que um dos objetivos estava sendo cumprido: incentivar os estudantes a conhecerem mais sobre a história e os princípios do cooperativismo no Brasil e no mundo.

Participaram da gincana, no Parque de Exposições Tonico

expedição de documentos, praça de lazer, atividades para a 3ª idade, apresentações de contadores de histórias, dança e mu-sicais.

Em Carlos Chagas, o Dia C motivou até uma alteração no ca-lendário escolar. Com o apoio da Secretaria de Educação, a par-tir de 2010, 17 de outubro será considerado dia letivo em todas as escolas particulares, estaduais e municipais.

Gabriel, alunos das escolas estaduais de Piumhi, Pimenta, Doresópolis e Ca-pitólio. Além de mostrar que eram bons em conhecimentos gerais, os estudantes também tiveram que passar pelo teste da solidariedade. Durante algum tempo antes do Dia C, eles arrecadarammais de quatro toneladas de produtos alimentí-cios, artigos de limpezaehigienepessoal. A Gincana da Cooperação teve até co-munidade no site de relacionamento Orkut para a divulgação dos princípios do cooperativismo e da própria gincana. Um dos pontos altos da programação foi o show de encerra-mento do cantor Thiago Goulart.

No fnal do evento, foram contabilizadas mais de duas mil pessoas benefciadas. Em Piumhi, o Dia C recebeu a adesão das Cooperativas Piumhiense de Laticínios – Cooperlat e da Coo-perativa Agropecuária de Piumhi – Coapi. Outras instituições como a Faculdade São Francisco, o Sindicato Rural, a Prefei-tura Municipal e a rádio Onda Oeste também não pouparam esforços para transformar o dia em um grande exemplo de ajuda ao próximo.

Page 36 - publicacaodiac_2009

This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »