This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »34
Dia de Cooperar - Sistema Ocemg/Sescoop-MG
Amigos da Creche
Coonstrução. Esta palavra não existe no dicionário, mas bem que poderia. Ela signifca o jeito cooperativista de construir. Foi uma verdadeira coonstrução o que conseguiu fazer a gran-de equipe montada pela Cooprata - Cooperativa dos Produtores Rurais do Prata. Eles tiveram a coragem e a ousadia de encarar um desafo que muitas vezes não é vencido nem pela iniciativa pública: a completa reforma e adequação da creche Dalela Tanús, incluindo a compra de novos equipamentos e o forneci-mento de grande estoque de alimentos para as crianças. O projeto chamado “Amigos da Creche” se estendeu pratica-mente a toda a população de Prata, estimada em 25 mil pessoas. Uma verdadeira corrente solidária envolveu a comunidade e o que se via por todos os lados eram ações para arrecadar dinheiro. Com a venda de dois mil adesivos, conseguiram os primeiros oito mil reais. Com a venda de 600 camisetas totalmente patrocinadas,
Ações comunitárias mostram a força do Cooperativismo
Cooperar é agir em comum ou individual-mente de forma solidária, quando todos aju-dam a encontrar saídas para os problemas, trocando ideias e experiências. Em Três Pon-tas, o Sicoob Copersul (Cooperativa de Cré-dito Rural dos Produtores da Região de Três Pontas) não poupou esforços para colocar em prática atos de solidariedade que envolve-ram dezenas de pessoas e entidades na Praça Cônego Vítor.
O Sicoob Copersul e a Unimed, parceira no evento, montaram vários stands institu-cionais, onde os moradores puderam aferir a pressão e fazer testes gratuitos de glicemia.
Muita gente aproveitou o sábado para levar a meninada para brincar e assistir à apresentação da banda-escola Meninos da Vila. Os cooperados também conseguiram, junto a comunida-des e empresas participantes, a doação de 300 quilos de ali-mentos não-perecíveis, material de limpeza e higiene pessoal e até uma pequena quantia em dinheiro. Todos os donativos foram entregues às Irmãs Carmelitanas do Carmelo São José. Entre as atividades, houve também passeio ciclístico e o plan-
tio de verduras e legumes em uma horta comunitária na Comu-nidade do Bairro Santana.
Em entrevista ao jornal local, o gerente da Cooperativa re-sumiu o que signifcou o Dia C: “É preciso fazer a parte social e ajudar a comunidade. Como a Cooperativa trabalha com o apoio da comunidade, nós temos que dar o retorno. Esse dia é muito importante, pois, por meio dos serviços aqui prestados e dos alimentos arrecadados, estamos dando este retorno”.
arrecadaram mais 12 mil reais. No Dia C, enquanto se proporcio-nava lazer e orientações de saúde em um parque especialmente montado para as crianças no estacionamento do supermercado da Cooperativa, a campanha de arrecadação seguia frme, com a venda de 150 frangos doados por fornecedores da Cooperativa e do artesanato feito por mulheres cooperativistas.
Com o projeto crescendo e mais pessoas envolvidas, os 20 mil reais pretendidos inicialmente para a reforma do berçário e da sala pedagógica acabaram se transformando em 70 mil, verba sufciente para reformar também a sala de informática, construir uma passarela de acesso interno e a quadra de esportes, além de pintar todo o prédio, tudo com mão de obra voluntária, é claro. Os Amigos da Creche também conseguiram a doação de qua-se 23 mil litros de leite pelos 860 associados da Cooprata, além de alimentos, brinquedos, cesta básica, eletrodomésticos,
fraldas descartáveis e produtos de higiene dos bebês, jogos de lençol e toalhas, entre outros.
Ao término da maratona, a equipe de Prata (ou de ouro) escreveu em seu relatório: “conseguimos trans-formar a vida destas 130 crianças. Elas serão os adul-tos de amanhã, e esperamos que uma sementinha de solidariedade esteja no coração de cada um, e que fu-turamente possam semeá-las como fzemos e iremos fazer, na conquista de um mundo mais justo, solidário e com pessoas mais felizes”.
This is a SEO version of publicacaodiac_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »