Page 115 - anuario_2010

This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2010

115

Do garimpo à pequena mineração

Na cidade de Corinto, a 205 km de Belo Horizonte, está localizada a Cooperativa Regional Garimpeira de Corinto (Coopergac), que recebeu, recentemen-te, um importante documento que a autoriza a extrair quartzo, por um prazo de cinco anos, em um local chamado Riacho Seco.

Essa conquista leva o setor de pedra do município à legalidade e o reconhecimento vem do Departamen-to Nacional de Produção Mineral (DNPM). Hoje, o garimpeiro já tem a lavra registrada e pode vender a pedra legalizada.

É uma nova fase para o setor e para a Coopergac, uma vez que o garimpo passa a dar lugar à pequena mineração. Outra conquista diz respeito à aprovação do Estatuto do Garimpeiro, com a Lei nº 11.685, pu-blicada em 03 de junho de 2008, pelo Governo Fe-deral. Essa medida, além de reconhecer a profissão de garimpeiro, representa um grande avanço rumo à profissionalização do segmento.

E as boas notícias não param de chegar. Investi-dores estrangeiros já vêm buscando a Cooperativa para investir, a exemplo de uma empresa da Ale-manha, que sinalizou interesse na recuperação de

áreas degradadas em parceria com a Coopergac.

Outras organizações já manifestaram a vontade de instalar um futuro empreendimento na cidade, den-tro das normas de segurança. Também empresas no setor de construção civil fizeram propostas de comprar o quartzo leitoso para confecção de piso. E, em breve, entrará em funcionamento um lava-dor de quartzo, em local ainda a ser definido, que certamente agregará valor à venda do produto. A tendência é de crescimento.

Cooperativa Regional Garimpeira de Corinto (Coopergac)

(38) 3751-3469 - www.coopergac.com.br

O sonho da casa própria

Fundada em setembro de 2001, a Cooperativa Me-tropolitana de Habitação Popular de Belo Horizonte (Coohabel) nasceu da união de um grupo de pessoas que participava de uma associação de “sem casas”.

Como a prefeitura de BH não conseguia atender a todas as famílias inscritas no programa municipal de habitação, a ideia de se criar uma cooperativa habi-tacional ganhou respaldo e se tornou uma realidade.

Hoje, a Coohabel está situada na Rua dos Goita-cazes, número 746, sala 07, no centro de Belo Ho-rizonte. Possui dois importantes projetos de viabili-zação de conjuntos habitacionais para quem não tem onde morar: “Jardim Bela Vista”, em Vespasia-no, e “Jardim Campo Alegre”, em Contagem. Tem propiciado à população de baixa renda condições para adquirir sua moradia em áreas legalizadas e dotadas de infraestrutura básica.

Sua prática cotidiana a qualifica no contexto da habitação de autogestão cooperativista, com atu-ação efetiva desde a facilitação dos procedimentos

para a aquisição da casa própria, passando pela intermediação de recursos públicos entre os coo-perados e entidades federativas, até a competência constitucional de promover programas habitacio-nais e de saneamento básico. Seu estatuto adota os princípios da autogestão, não permite interven-ção ou estímulo estatal e suas atividades se pautam pela filosofia democrática da participação de todos os envolvidos nos processos decisórios.

Cooperativa Metropolitana de Habitação Popular de

Belo Horizonte (Coohabel)

(31) 3272-9697 www.coohabel.com.br

Page 115 - anuario_2010

This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »