This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2010
113
Atendimento de qualidade
Importante braço social a serviço da comunidade de Itabira, a Cooperativa de Consumo dos Empre-gados do Grupo Cia Vale do Rio Doce e Entidades Vinculadas (Coopervale), fundada em 1984, im-plantou uma unidade naquela cidade, com o obje-tivo de aumentar o mix de produtos disponíveis aos associados e, ao mesmo tempo, regular o preço no comércio varejista itabirano.
Desde então, muita coisa mudou. A organização cresceu e se consolidou como um instrumento de de-senvolvimento do cooperativismo mineiro e nacional.
Hoje, a Cooperativa conta com duas lojas operan-do nos padrões de grandes supermercados, ofe-recendo aos associados e à comunidade padaria, açougue, hortifrútis, bazar e farmácia, a preços competitivos e boa qualidade, tanto nos produtos quanto no atendimento, prestado por 105 colabo-radores diretos e 30 indiretos.
Compromisso com a comunidade e responsabilida-de social são diferenciais que demonstram como a organização trabalha no sentido de ajudar as pes-soas a transformar suas vidas e construir um mundo mais justo.
A Cooperativa desenvolve o programa “Ginástica na Praça”, com controle de pressão arterial. Duas vezes por semana reúne a comunidade, visando cuidar da saúde física e mental de quem precisa. Além disso, disponibiliza cursos de culinária para
crianças e adultos e oferece estágios para alunos dos cursos de Gestão em Cooperativas. Apoia e participa de iniciativas locais voltadas à cultura, como o Festival de Inverno de Itabira. O Arraiá So-lidário da Coopervale, tradicional em Itabira, leva à população lazer, cultura e solidariedade, uma vez que trabalha em prol da inclusão social, benefi-ciando 13 entidades filantrópicas, que juntas aten-dem a mais de 1000 pessoas carentes da cidade.
Já o “Grupo Voluntários Coopervale”, com forte atu-ação no Lar de Ozanan, uma casa para idosos que mantém 65 pessoas, oferece companhia e lazer e objetiva, para este ano, promover atividade para to-dos os seus moradores, por meio de parcerias, aulas de artesanato e horta comunitária, além de construir uma pista interna com jardim para a promoção da saúde física e mental daqueles que ali vivem.
Cooperativa de Consumo dos Empregados do Grupo Cia Vale
do Rio Doce e Entidades Vinculadas (Coopervale)
www.coopervale.com.br
450
Segurança e profissionalismo
A força da integração tem possibilitado às coopera-tivas de transporte de Minas Gerais a prestação de bons serviços ao poder público do Estado. Por outra via, no que tange ao atendimento à sociedade, o seg-mento desempenha um papel importante, posto que se encontra presente em todos os setores produtivos, distribuindo bens e insumos.
Foi a partir do reconhecimento da necessidade de fortalecer e integrar os serviços desse ramo no Estado que a Federação das Cooperativas de Transporte do Estado de Minas Gerais (Fentrascoop-MG) foi criada. A união de várias cooperativas fez com que a Fede-ração se tornasse apta para a conquista do processo licitatório, visando à prestação de serviços ao poder público estadual.
Após um ano de serviços prestados à Secretaria de Estado de Saúde, o trabalho desempenhado pelos mais de cinco mil cooperados e dois mil veículos atende hoje a diversos órgãos públicos, como: Secre-tarias de Estado de Turismo, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Fazenda e Fundação João Pinheiro.
Os traslados inicialmente se concentravam na Região Metropolitana de Belo Horizonte e se estendem ago-ra para trajetos intermunicipais e interestaduais. Es-timativas do BNDES apontam que, até 2013, serão investidos R$ 274 bilhões em infraestrutura no país, o que promoverá ainda mais o crescimento para o ramo transporte.
This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »