Page 109 - anuario_2010

This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2010

109

Fruto da agricultura familiar

Nosso forte é o bem-estar social

Produtores da região de Poço Fundo ligados à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) cultivam uma verda-deira preciosidade.

O café produzido na localidade é reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e pelo cuidado que os seus produtores têm para com o meio ambiente, do processo de produção, pas-sando pelo manejo da terra para o cultivo do pro-duto até a colheita e o processamento dos grãos.

A Coopfam nasceu de uma pequena associação que possibilitou durante 12 anos consecutivos a troca de experiências entre produtores de café de 13 municípios da região. Essa integração possibi-litou, em 2003, a criação do que é atualmente a maior produtora de café orgânico do Brasil.

A “Força do Bem” remove montanhas. Quem atesta na prática cotidiana essa afirmativa são os funcionários da Cooperativa Agropecuária do Vale do Rio Grande (Copervale). Eles batizaram com esse nome um projeto de responsabilidade social que tem transformado a realidade de três instituições de saúde do município de Uberaba: as Associações de Combate ao Câncer do Brasil Central e dos Voluntários de Combate ao Câncer de Uberaba (Vencer) e o Hospital da Criança.

Por meio do projeto “Força do Bem”, a Coperva-le garante a entrega de mais de três mil litros de

leite e 120 quilos de manteiga, distribuídos mês a mês, por um período de dois anos, às entida-des assistidas. Em 2009, durante as comemora-ções de seu centenário, a Cooperativa celebrou um convênio com essas instituições e o trabalho foi então iniciado.

Para manter acessa essa chama e garantir a exe-cução do projeto, a Copervale definiu a quanti-dade a ser doada em conformidade com a venda de leite obtida. Desta forma, utiliza-se de um pa-râmetro que alia o desempenho econômico aos objetivos filantrópicos definidos.

Alicerçados nos princípios cooperativistas, também reafirmados pelas premissas da agricultura familiar, confirmaram o respeito ao meio ambiente. Juntas, as 250 famílias cooperadas produzem por ano 800 toneladas de grãos de café, sendo 360 toneladas de orgânicos, integralmente exportados para Itália, Inglaterra, Estados Unidos e Japão.

Para aprimorar a gestão de suas propriedades, os produtores adotaram o modelo cooperativista. Passaram a valorizar a sustentabilidade por meio de técnicas avançadas e conquistaram dois im-portantes certificados: o BCS ÖKO – GARANTIE - emitido pela Alemanha, que assegura aos com-pradores a procedência e a qualidade do café orgânico, combinado com o selo FLO CERT, que zela pelos princípios do comércio justo. Ambos garantem a credibilidade necessária que o pro-cesso de exportação exige.

Com o pé na estrada, infraestrutura adequada, conhecimento e técnica arrojados, a Cooperativa não só ultrapassa fronteiras, mas também almeja num futuro próximo dar outro importante passo: lançar a própria marca de café, cujo nome já está registrado: Café Familiar da Terra.

Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopfam) - (35) 3283-1055

Page 109 - anuario_2010

This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »