Page 101 - anuario_2010

This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »

Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2010

101

Ocemg 40 anos

Educação cooperativista

A Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), do auge de suas quatro décadas, encara firme o propósito de que a vida, realmente, começa aos 40.

Ciente de que a história das organizações, das sociedades e das culturas é imperativa para que o ser humano, em sua formação, desperte sua vocação de fazer o bem àqueles que o cercam, a entidade cumpre o seu papel de incentivar o segmento nessa direção.

Ao comemorar essa data marcante, a Ocemg coloca em evidência o trabalho abnegado da-queles que, de forma preponderante, deram a sua contribuição para erguer e solidificar a sua base. Os resultados alcançados são maturidade, eficiência e a esperada posição de destaque no cenário nacional.

Foram 40 anos de muita dedicação, de atuação profícua em busca do crescimento e desenvolvi-mento do cooperativismo e da sociedade mineira. Ao longo dos anos, vários obstáculos foram supe-rados, fazendo com que o saldo atual esteja atre-lado a uma trajetória bem-sucedida.

Investir em conhecimento como a forma mais ade-quada de promover o desenvolvimento. É nisso que a Central das Cooperativas de Economia e Crédi-to de Minas Gerais (Sicoob Central Cecremge), composto por 72 cooperativas singulares dos seg-mentos comercial, industrial, serviços, rural e livre admissão, acredita.

Baseada nos princípios da educação cooperati-vista, a Central criou, em 2007, o Programa de Educação Continuada, que busca capacitar os cooperados permitindo que eles adquiram maior conhecimento sobre elementos que constituem o sistema cooperativo de crédito, trabalhando a

Nesse sentido, muitas conquistas e realizações podem ser vistas no retrovisor da história. Entre elas estão o reconhecimento por parte da socie-dade, além de vitórias nos campos político, social e econômico. Articulações junto ao Legislativo, Executivo e Judiciário, em várias frentes de tra-balho, sempre em prol de garantias e benefícios voltados para o segmento cooperativista também devem ser consideradas.

A entidade participa ainda de inúmeros órgãos, públicos e da iniciativa privada, nas esferas munici-pal, estadual e federal. Tudo isso pode ser traduzido como sinônimo exclusivamente de credibilidade.

Uma história dedicada ao desenvolvimento do cooperativismo mineiro

definição de papéis no funcionamento geral das singulares e estimulando o inter-relacionamento entre instituições e pessoas.

A consagração da ideia no mercado comprova sua efetividade. Após três anos de trabalho contínuo, o Sicoob Central Cecremge realizou a formatura das primeiras turmas do Programa de Educação Con-tinuada, durante o XII Seminário das Cooperativas de Crédito, tendo 125 formandos.

Devido à boa repercussão do programa, em 2009, o Sicoob Central Cecremge decidiu criar

Page 101 - anuario_2010

This is a SEO version of anuario_2010. Click here to view full version

« Previous Page Table of Contents Next Page »