This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »10 Anuário do Cooperativismo Mineiro - Maiores Cooperativas de Minas Gerais - Ano 2009
Ramos do Cooperativismo
Habitacional
As cooperativas deste ramo viabilizam a compra ou construção da casa própria por um custo menor e dentro das possibilidades dos cooperados.
Infra-Estrutura
Tem como finalidade primordial administrar um serviço que os cooperados necessitam e que não se encontra disponível ou é mais caro no mercado.
As cooperativas mais conhecidas são as de eletrificação e telefonia rural, saneamento e limpeza pública. Este tipo de cooperati-va não deve ser confundido com o Ramo Trabalho porque, aqui, o cooperado não executa o serviço. A cooperativa compra os insumos necessários e contrata terceiros para realizar seus negócios.
Saúde
O Ramo Saúde é dividido em dois segmentos: a) Cooperativas de Profissionais de Saúde: composto pelas cooperativas que se dedicam à preservação e recuperação da saúde huma-na, congrega profissionais das áreas de medi-cina, odontologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem, terapia ocupacional e profissionais de outras atividades afins;
b) Cooperativas de Usuários: são coopera-tivas compostas por usuários de serviços de saúde que buscam qualidade, atendimento rápido a preços mais acessíveis que os ofere-cidos no mercado. Muitas cooperativas usam os serviços das cooperativas de profissionais de saúde em convênios, cumprindo um dos princípios do cooperativismo: ”a intercoope-ração”.
Mineral
São cooperativas de mineradores, constitu-ídas para viabilizar a extração de produtos minerais, industrialização e comercializa-ção destes.
This is a SEO version of anuario_2009. Click here to view full version
« Previous Page Table of Contents Next Page »